Formação docente e saberes necessários à prática do pedagogo: análise de artigos acadêmicos

Autores

  • Francisca Neuzimar Araújo de Lima Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Deusimária Santana Rodrigues Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Genilda Maria da Silva Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Odair França de Carvalho Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1181

Palavras-chave:

formação do pedagogo, saberes docentes, ação reflexiva

Resumo

A formação inicial do docente pedagogo é um tema complexo que reverbera o quefazer pedagógico desse profissional. Esse debate torna-se ainda mais abstruso, quando agregamos a ele, a reflexão sobre os saberes docentes, indispensáveis à sua prática educativa. Sendo assim, objetivamos analisar, nas produções de artigos acadêmicos quais saberes docentes são construídos durante o processo formativo do pedagogo. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na base de dados do Google Acadêmico, aportada em Freire (2021), Tardif (2012) e Silva e Carvalho (2021a). Os dados nos revelam que as Universidades ainda encontram algumas dificuldades em articular teoria e prática, durante a formação inicial do pedagogo, assim como apontam, que mesmo diante dessa problemática, os saberes experienciais do currículo, da ação crítica, reflexiva e pedagógica, indispensáveis no seu quefazer docente, estão sendo (re)construídos/refletidos pelos egressos da pesquisa e da discussão bibliográfica analisada. Por fim, enfatizamos ser indispensável, na formação do pedagogo o despertar da consciência crítico-reflexiva, pois não enxergamos outra maneira de (re)pensar a formação inicial sem que haja esse enfoque na conscientização do ser que aprende com vistas à humanização do ser que ensina.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

ARAÚJO DE LIMA, Francisca Neuzimar; SANTANA RODRIGUES, Deusimária; DA SILVA, Genilda Maria; FRANÇA DE CARVALHO, Odair. Formação docente e saberes necessários à prática do pedagogo: análise de artigos acadêmicos. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 502–521, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1181. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1181. Acesso em: 8 abr. 2025.