Tecnologias Digitais na contemporaneidade: uma análise temática da literatura sobre as telas digitais na infância

Autores

  • Luiz Carlos Carvalho Siqueira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ana Vitoria Gusmão Evangelista Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maikon Rodrigues Lacerda Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1224

Palavras-chave:

Tecnologias, tecnologias digitais, crianças, telas digitais

Resumo

Este trabalho aborda a presença de tecnologias digitas na infância. Buscamos aqui, analisar as implicações da exposição de telas digitais no desenvolvimento de crianças. A metodologia utilizada para tal, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, de tipo revisão de literatura de artigos publicados em bancos de dados da Scientific Electronic Library Online, SciELO, filtrados a partir dos descritores “telas” e “crianças”. Para fundamentar tal estudo, buscamos apoio em alguns autores como Vita e Jorge (2023), Brito et al. (2023), Silva et al. (2023), Puccinelli, Marques e Lopes (2023), Providello, Ferreira e Hage (2023), Lara et al. (2022), Santana, Lordelo e Férriz (2022), Duek e Moguillansky (2020), Pazini, Pietta-Dias e Roncada (2020). A pesquisa sugere que a relação das crianças com o uso dos dispositivos tecnológicos como celulares e tablets, o uso deliberado deles podem causar abstinência e ocasionar problemas no seu desenvolvimento, irritabilidade constante, entre outros, torna-se indispensável mais reflexões sobre essas implicações e buscar alternativas que promovam um uso equilibrado e uso saudável da tecnologia no desenvolvimento das crianças.

Referências

AMANTE, Lúcia; FARIA, Ádila. Escola e tecnologias digitais na infância. In: TORRES, Patrícia Lupion (org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Coleção Agrinho, v. 412, 2014. p. 255-284.

BECKER, Débora; VIANA, Marcia Inez Luconi; DONELLI, Tagma Marina Schneider. Infância Touch Screen: um estudo exploratório sobre o brincar com tablets. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 117-139, 2022.

BIEGING, Patricia et al. Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo. Pimenta Cultural, São Paulo: Pimenta cultural, 2013.

BRITO, Paloma Karen Holanda et al. Repercussão da pandemia da Covid-19 no uso de telas na primeiríssima infância. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 44, p. e20230012, 2023.

COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, v. 31, n. 03, p. 897-916, 2013.

DE PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia. pt, v. 1, p. 1-13, 2015. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2024.

DUARTE, Adriana Maria; MANDETTA, Myriam Aparecida. TMO-App: construção e validação de aplicativo para famílias de crianças/adolescentes com câncer. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, p. eAPE03502, 2022.

DUEK, Carolina; MOGUILLANSKY, Marina. Crianças, telas digitais e família: práticas de mediação dos pais e gênero. Comunicação e Sociedade, v. 37, p. 55–70, 2020.

GERALDO, Wellen Regina Melo; MOTA, Lyandra Bitencourt da. A atuação dos pais/responsáveis na promoção de saúde mental em crianças que fazem o uso excessivo da tecnologia. Revista Contemporânea, v. 4, n. 10, p. e6265-e6265, 2024.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29-55, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v. 29, p. 647-665, 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora. 2013.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 423-441, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário Educação e Tecnologias Crítico EaD+. Campinas: Papirus, 2018.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LARA, Juliana Siqueira de et al. Entre telas e teclas: pesquisa-intervenção com crianças e adolescentes na pandemia. Cadernos CEDES, v. 42, p. 232–247, 2022.

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & saúde coletiva, v. 26, p. 1127-1136, 2021.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Rith Duskin. Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. Papalia Diane; Feldman Rith Duskin (org). Desenvolvimento humano. 12ª Ed. Porto Alegre: Editora Artmed, p. 384-419, 2013.

PAZINI, Fernanda; PIETTA-DIAS, Caroline; RONCADA, Cristian. Relação entre níveis de atividade física, índices antropométricos e função pulmonar de escolares. Revista Paulista de Pediatria, v. 39, p. e2019189, 2020.

PINO, Angel. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia USP, v. 21, p. 741-756, 2010.

PROVIDELLO, Carolina Felix; FERREIRA, Maria Cecília de Freitas; HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Uso de telas de mão e desenvolvimento da linguagem - percepção dos pais para a construção de cartilha orientativa. Revista CEFAC, v. 25, p. e1923, 2023.

PUCCINELLI, Mariana Farias; MARQUES, Fernanda Martins; LOPES, Rita de Cássia Sobreira. Telas na Infância: Postagens de Especialistas em Grupos de Cuidadores no Facebook. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e253741, 2023.

ROCHA, Bruno Miguel Parrinha; NUNES, Maria Cristina de Oliveira Salgado. O uso de dispositivos eletrónicos por crianças dos 0 aos 5 anos de idade. [RMd] RevistaMultidisciplinar, v. 4, n. 1, p. 5-13, 2022.

RODRIGUES, Anna Maria Moog. Por uma filosofia da tecnologia. In: Grinspun, Mírian P. S. Zippin (org.). Educação Tecnológica - Desafios e Pespectivas. São Paulo: Cortez, 2001: 75- 129.

ROSA, Priscilla Maria Faraco; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais nodesenvolvimento da criança. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 23311-23321, 2021.

SANTANA, Juliana Prates; LORDELO, Lia da Rocha; FÉRRIZ, Adriana Freire Pereira. Quanto tempo o tempo tem? O cotidiano das crianças durante a pandemia da Covid-19. Cadernos CEDES, v. 42, p. 335–346, 2022.

SILVA, Layla Caroline Lino da et al. Repercussões da pandemia no desenvolvimento infantil e nas ações dos visitadores do Programa Criança Feliz. Escola Anna Nery, v. 27, p. e20230022, 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Saúde da Criança e Adolescentes na Era Digital. Manual de Orientação. Departamento de Adolescência: SBP; 2016.

TABORDA, Lorena dos Santos. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança. Uningá Review, v. 34, n. 1, p. 40-48, 2019.

VITA, Gabriela Gomes Prado de Almeida; JORGE, Tatiane Martins. Impacto da privação do espaço físico escolar no desenvolvimento infantil durante a pandemia: percepção de familiares de crianças em idade pré-escolar. Revista CEFAC, v. 25, p. e9822, 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-05

Como Citar

CARVALHO SIQUEIRA, Luiz Carlos; EVANGELISTA, Ana Vitoria Gusmão; LACERDA, Maikon Rodrigues. Tecnologias Digitais na contemporaneidade: uma análise temática da literatura sobre as telas digitais na infância. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 393–408, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1224. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1224. Acesso em: 8 abr. 2025.