Tecnologias Digitais na contemporaneidade: uma análise temática da literatura sobre as telas digitais na infância
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1224Palavras-chave:
Tecnologias, tecnologias digitais, crianças, telas digitaisResumo
Este trabalho aborda a presença de tecnologias digitas na infância. Buscamos aqui, analisar as implicações da exposição de telas digitais no desenvolvimento de crianças. A metodologia utilizada para tal, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, de tipo revisão de literatura de artigos publicados em bancos de dados da Scientific Electronic Library Online, SciELO, filtrados a partir dos descritores “telas” e “crianças”. Para fundamentar tal estudo, buscamos apoio em alguns autores como Vita e Jorge (2023), Brito et al. (2023), Silva et al. (2023), Puccinelli, Marques e Lopes (2023), Providello, Ferreira e Hage (2023), Lara et al. (2022), Santana, Lordelo e Férriz (2022), Duek e Moguillansky (2020), Pazini, Pietta-Dias e Roncada (2020). A pesquisa sugere que a relação das crianças com o uso dos dispositivos tecnológicos como celulares e tablets, o uso deliberado deles podem causar abstinência e ocasionar problemas no seu desenvolvimento, irritabilidade constante, entre outros, torna-se indispensável mais reflexões sobre essas implicações e buscar alternativas que promovam um uso equilibrado e uso saudável da tecnologia no desenvolvimento das crianças.
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