Leitura e produção textual: ferramentas digitais em pesquisas do PROFLETRAS-UESPI

Autores

  • Kélvya Freitas Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Oscarina de Castro Silva Fontenele INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.400

Resumo

Nas inúmeras discussões acerca do processo educativo, quase sempre, destacam-se a formação docente, as metodologias de ensino e o desempenho discente. Nesse contexto, é recorrente, atualmente, que empregar tecnologias digitais na prática pedagógica representa uma necessidade imposta pela realidade conectada na qual os alunos vivem inseridos. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar, no contexto do mestrado do programa PROFLETRAS – UESPI, pesquisas que usam tecnologias digitais como suporte para o ensino de leitura e produção textual. Para tanto, selecionamos as dissertações no repositório da instituição, em um recorte temporal entre os anos de 2019 a 2021, efetivando-se como uma pesquisa de natureza descritiva; com abordagem quali-quantitativa, cuja pretensão seja contribuir para ampliar os conhecimentos e as possibilidades de inserção de recursos digitais no processo de ensino de leitura e de escrita na educação básica. Para embasar nossas reflexões, recorremos a Brasil (2013; 2014; 2018), Moran (2004; 2013) e Ribeiro (2014; 2021).

Biografia do Autor

Kélvya Freitas Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2008). Especialista em Ensino de Língua Espanhola (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Linguística (2012) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Atualmente é professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro. 

Oscarina de Castro Silva Fontenele, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI -PROFLETRAS, 2017/2019, na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Bacharelado em Direito (2011), pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Especialista em Metodologia da Leitura e Escrita (2006). Graduada em Letras/Inglês(2010) e em Letras/Português(2001). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí ? IFPI. Interessa-se por estudos relacionados à literatura, escrita, reescrita e avaliação. 

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

FREITAS ABREU, K. . . .; DE CASTRO SILVA FONTENELE, O. Leitura e produção textual: ferramentas digitais em pesquisas do PROFLETRAS-UESPI. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 108–125, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.400. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/400. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos