A relação da teoria cognitiva da aprendizagem significativa com a concepção de Ensino Médio Integrado na Educação profissional e tecnológica

Autores

  • Fernando Rodrigues da Silva IFSertãoPE
  • Elidiane Poquiviqui Nascimento IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Erbs Cintra de Souza Gomes IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.92

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino Médio Integrado, Práticas Integradoras

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a teoria cognitiva da aprendizagem significativa, conforme moldada pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel (1818-2008), e discorrer sobre as possibilidades de relação da aprendizagem significativa com as práticas docentes no Ensino Médio Integrado à educação Profissional e Tecnológica, destacando os principais pontos de aproximação e convergência da teoria da aprendizagem significativa com as práticas integradoras necessárias à consolidação da concepção mais adequada de ensino médio integrado. A pesquisa foi viabilizada por meio de revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa que consistiu na delimitação dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, passando para a definição da concepção atual de ensino médio integrado, e a possível articulação desses dois institutos conceituais por meio de práticas integradoras, problematizados à luz dos pressupostos teóricos dos autores: Ciavatta (2005); Machado (2009), Saviani (2007), Moura (2007), Frigotto (2005), entre outros. Os resultados dessa análise possibilitaram a seguinte conclusão: a teoria cognitiva da aprendizagem significativa pode auxiliar na consolidação de práticas pedagógicas integradoras que encampem uma pedagogia crítica, não reprodutora da ideologia dominante, não mecanicista, que busque a transformação social, o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo, promova o acesso ao conhecimento científico e aos conhecimentos construídos historicamente, que possibilitarão ao aprendiz compreender os fenômenos científicos e tecnológicos e desenvolver a capacidade de pensar, criar e executar.

Referências

AGRA G.; FORMIGA N.S; OLIVEIRA P.S; COSTA M.M.L; FERNANDES M.G.M; NÓBREGA M.M.L. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel’s Theory. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(1):248-55. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691. Acesso em 01 Abr 2019.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology. A cognitive view.2. ed. New York: Holt, Rinehart & Wiston, 1968. Disponível em: https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.112045/page/n135. Acesso em 19 Abr 2019.

ARAUJO, R.M.L; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015.

ARAUJO, R.M.L; RODRIGUES, D.S. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim técnico do SENAC, v. 36, n. 2, p. 51-63, 2010.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade In: FRIGOTTO G.; CIAVATTA M; RAMOS M. Ensino médio integrado: concepção e contradições. v. 3, n. 3.São Paulo, Cortez, 2005. p. 83-105.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. Ed. –São Paulo: Cortez, 2012.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, tradução de Carlos Nelson Coutinho, São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, n. 4, p. 1-18, 1978.

WEIRICH, L.M. Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em:http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1346/1/CT_PPGFCET_M_Weirich%2C%20Ligiane%20Marcelino_2015.pdf. Acesso em 18 Abr 2019.

MACHADO, L.R.S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, Artmed, 2009.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.

MOREIRA, M. A. Organizadores Prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, 7, Nº. 2: 23-30, 2008. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf. Acesso em: 19 Abr 2019.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, 2:1-27, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/ar;cle/viewFile/11/110. Acesso em 05 Abr 2019.

OLIVERA, R.E. ; DONOSO, G.J; e ORELLANA, S.A. Tipos de Aperendizage en estudiantes de ensenanza media técnico profesional: un análisis desde la teoria de David Ausubel. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.5162/pr.5162.pdfAcesso em 04 Abr 2019.

PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, n. 34, v. 12, pág. 152-180, jan./abr. 2007.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 106-127, 2005.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias, v. 8, 2008. Disponível em: https://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf . Acesso em: 05 Abr. 2019.

SANTOS, J.S; SILVA, E.P; PEREIRA, I.A.C. Benefícios pedagógicos do uso de equipamentos celulares em sala de aula.2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p536. Acesso em: 19 Abr. 2019.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

SILVA , F. R. da .; NASCIMENTO , E. P. .; OLIVEIRA , C. A. de .; GOMES , E. C. de S. . A relação da teoria cognitiva da aprendizagem significativa com a concepção de Ensino Médio Integrado na Educação profissional e tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 179–193, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.92. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/92. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos