Unidade didática para o ensino das práticas corporais de aventura no ensino médio integrado

Autores

  • Edmilson Pereira e Silva Junior IFPI
  • Fábio Freire de Oliveira
  • José Carlos de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.2

Palavras-chave:

Práticas de Aventura, Unidade Did´ática, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, desenvolver e avaliar uma Unidade Didática para o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no Ensino Médio Integrado. Essa é uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e do tipo descritivo exploratória. A coleta das informações se deu mediante a aplicação de questionário semiestruturado e através das observações feitas pelo pesquisador. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizando as técnicas de Análise de Conteúdos Temático proposto por Bardim (2004; TAHARA, 2017). Participaram da pesquisa 71 alunos do ensino médio integrado. Pode-se afirmar que as metodologias utilizadas foram avaliadas positivamente pelos alunos, mostrando-se favorecer um melhor aprendizado e intencionalidade de participação dos indivíduos. Avalia-se que a proposta de Unidade Didática de PCA ocorreu de forma positiva, tendo grandes contribuições pedagógicas para a educação física e para a formação dos educandos, podendo ser tematizada e aplicada pelos professores de educação física no ensino médio integrado.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Curitiba:Instituto Federal do Paraná, 2014 (Coleção formação pedagógica; v. 7). Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas-e-ensino-integrado.pdf. Acesso em: 08 ago. 2020.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [s.l.], v. 52, n. 38, p. 61-80, 15 ago. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 18 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 mar. 2020.

BRASIL. Decreto n° 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 13 ago. 2020.

BRASIL. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2 n° do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 13 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 ago. 2020.

BEZERRA, Plínia de Carvalho. Orientações pedagógicas para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino médio integrado, a partir de um tema gerador. Produto educacional parte da dissertação intitulada “Currículo integrado no Instituto Federal do Piauí: uma proposta de trabalho interdisciplinar” apresentado ao Programa de Pós-Graduação Educação Profissional Tecnológica, Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) / Campus Salgueiro. Salgueiro, PE, 2020.

CARVALHO, L. E. Fernandes de. Articulando saberes: concepção docente sobre interdisciplinaridade e a prática dos projetos integradores dos cursos técnicos integrados do IFRN, Campus Pau dos Ferros. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=7850918. Acesso em: 20 ago. 2020.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, [S.l.], v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122. Acesso em: 18 ago. 2020.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan-abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 11 ago. 2020.

COSTA, Ana Maria Rayol da. Integração do ensino médio e técnico: percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Campus Castanhal. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/3006/1/Dissertacao_IntegracaoEnsinoMedio.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRUMM, Cristiane Aparecida Fontana; VIEIRA, Solange Francieli; BRITO, Liliane Martins de. A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em videira, Santa Catarina. Holos, [S.L.], v. 2, p. 143, 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1975/811. Acesso em: 12 ago. 2020.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Holos, [s.l.], v. 4, p. 63-76, 3 ago. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188/1127. Acesso em: 06 ago. 2020.

LUNARTE, Elciane Arantes Peixoto et. al. Princípios da educação integral e práticas integradoras no ensino médio: concepções docentes. In: A educação como diálogo intercultural e sua relação com as políticas públicas. Guilherme, William Douglas (org). Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol. 2 - 2007. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11/110. Acesso em: 29 ago. 2020.

MOURA, Dante. Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, v. 1, n. 7, p. 1–19, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702/4903. Acesso em: 09 mai. 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e o trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROGA, Ana Lúcia Ferreira de. Da integração desejada às práticas pedagógicas fragmentadas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 97-106, 3 mar. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3547/1413. Acesso em: 15 ago. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, v. 8, 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções propostas e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a09v32n116.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Ensino médio integrado: concepção e contradições. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). São Paulo: Cortez, p. 106-127, 2012.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação-PPGE/UFES, Vitória, ES, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10243/7029. Acesso em: 18 ago. 2020.

SANTOS, F. A. A. et al. Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. Holos, [s.l.], v. 6, p. 185-199, 3 dez. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611. Acesso em: 20 ago. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 1989. Disponível em: https://portaltrabalho.files.wordpress.com/2015/03/sobre-a-concepcao-de-politecnia.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

SOBRINHO, S. C. Diretrizes institucionais e a perspectiva da integração curricular no IF Farroupilha. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. (Org). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

PEREIRA E SILVA JUNIOR, E.; OLIVEIRA, F. F. de; SOUSA, J. C. de. Unidade didática para o ensino das práticas corporais de aventura no ensino médio integrado. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 211–228, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.2. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/2. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos