Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Gercivania Gomes da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Francisco Kelsen de Oliveira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i3.308

Palavras-chave:

Educação profissional de Jovens e Adultos, material didático, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) atende jovens e adultos que não tiveram acesso ao sistema escolar na infância e na adolescência ou que, por qualquer motivo, tenham interrompido seus estudos. Este trabalho tem como finalidade ampliar os conhecimentos acerca da EJA bem como da educação profissional e do material didático utilizado nessa modalidade de ensino. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura feita a partir das publicações em bases de dados multidisciplinares com delimitação temporal de 2008 a 2021 no intuito de reunir materiais que permitissem a expansão dos conhecimentos em torno da temática. Foram encontrados 184 resultados nas bases listadas, dentre essas publicações, somente dez atendiam ao primeiro critério de inclusão. Após a leitura integral dos artigos, percebeu-se que quatro deles não tratavam realmente do tema de interesse e não atendiam ao segundo critério de inclusão.  Os trabalhos selecionados foram publicados a partir do ano de 2011 e na grande maioria traziam observações voltadas à preocupação com a proposta curricular e com a formação docente. As publicações analisadas vêm a contribuir para as discussões acerca do PROEJA e dos recursos didáticos utilizados nas aulas nessa modalidade, pois evidenciam a importância da consolidação dos direitos desses brasileiros que não concluíram a educação básica, pensando a modalidade não como algo compensatório, mas como uma política que contribua com o fim do processo de exclusão desses sujeitos.

Referências

BOSCAGLIA, Fabiano; SAD Ligia. Estudo sobre a geografia nos cursos técnicos do PROEJA / IFES Vitória - ES. Debates em Educação Científica e Tecnológica (Eletrônica), v. 1, p. 43-50, 2011. Disponível em: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/6. Acesso em: 9 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007.

CAVALCANTE, Dehon da Silva. Ensino de história: autonomia, metodologias e reflexões curriculares na educação básica. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA: DEMOCRACIA, LIBERDADE E AUTONOMIA, 2., 2019, Maceió. Anais eletrônicos do II Seminário Nacional de Ensino de História, Maceió: UFAL, 2019. p. 125-136. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ichca/pesquisa/grupos/historia/centro-de-pesquisa-e-documentacao-historica-cpdhis/AnaisdoIISeminrioNacionaldeEnsinodeHistriadaUFALCadernodeResumoseProgramao.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FREITAS, Aline Campelo Blank; AMARAL, Gisela Lange do. Curso Técnico em Execução, Conservação e restauro de Edificações - PROEJA: da concepção à prática. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL: CAMPO E CIDADE EM BUSCA DE CAMINHOS COMUNS, 1., 2012, Pelotas. Anais eletrônicos do I seminário internacional e I fórum de educação do campo da região Sul, Pelotas: Ed. UFPel, 2012. p. 1-16. Disponível em: http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Aline%20Campelo%20Blank%20Freitas.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1): e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748

OLIVEIRA, Francisco Kelsen de; GOMES, Alex Sandro. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SIBE 2015). 2015

MACÊDO, Francisco Cristiano da Silva; KALHIL, Josefina Diosdada Barrera. Didática para desenvolver Habilidades Profissionais no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física na Formação de Técnicos em Eletroeletrônica. LATIN - American Journal Of Physics Education. Cuba, v.11, p. 4301-1-4301-15, 2017. Disponível em: http://www.lajpe.org/ Acesso em: 9 nov. 2021.

MIRANDA, Bruno Britto de; PROFICE, Christiana Cabicieri; GUZMAN, Socrates Jacobo Moquete. A aplicação da política nacional de Educação Ambiental na modalidade de educação de jovens e adultos do IFBA. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 257–280, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1936. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1936. Acesso em: 9 nov. 2021.

SILVA, Bianca Reis da; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Estudo bibliográfico sobre a licenciatura em educação profissional e tecnológica: questões para a profissionalidade docente. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE. 8., 2020, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2020. p. 2-16. Disponível em: https://sitre.appos.org.br/wp-content/uploads/2021/01/GT-27-%E2%80%93-Formacao-de-professores-para-a-educacao-profissional.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

SILVA, José Moisés Nunes da; DINIZ, Ana Lucia Pascoal. EMI no PROEJA no IFRN: Nova formação ou mais do mesmo? In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: TENSÕES E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos da 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis: UFSC, 2015. p. 1-17. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-4515.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

SILVA, José Moisés Nunes da; SÁ, Lanuzia Tércia. O PROEJA no IFRN-campus Mossoró por seus estudantes. Holos (Natal Online), v. 7, p. 378-387, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4711. Acesso em: 9 nov. 2021.

VALE, Monnike Yasmin Rodrigues do; SILVA, Augusto Barbosa; PIMENTA, Jussara Santos. Estudo da formação de engenheiros ingressantes na carreira docente nos Institutos Federais do Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11635/pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

VILARONGA, Carla Ariela Rios, et al. Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 102, p. 283-307, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/CZy8XDFbQgzrYRjmqsgY8bJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

GOMES DA SILVA, G.; OLIVEIRA, F. K. de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.308. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos