Habilidades de matemática do SAEPE: um estudo à luz da Análise de Similaridade e da ASI

Auteurs

  • Quércia Carvalho Eloi Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Mickaelle Maria de Almeida Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Sara Larissa Carvalho Eloi Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Thiago Vicente Assunção Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Leika Irabele Tenório de Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1127

Mots-clés :

Habilidades, SAEPE, Análise de Similaridade, ASI

Résumé

O presente trabalho teve por objetivo analisar possíveis relações entre o desempenho dos estudantes em itens relacionados às habilidades de matemática do 3º ano do ensino médio contempladas no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), considerando os resultados de 139 estudantes de uma escola, situada no Agreste Meridional do Estado, na edição de 2022 dessa avaliação. Adotou-se como aporte metodológico o quadro da Análise de Similaridade e Análise Estatística Implicativa (ASI), por meio da árvore de similaridade e grafo implicativo gerados pelo software Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva (CHIC). As variáveis analisadas correspondem às habilidades consideradas na avaliação citada, contemplando os eixos de Geometria, Grandezas e Medidas, Números e operações/Álgebra e funções e Estatística, Probabilidade e Combinatória. Os resultados apresentados na árvore de similaridade indicam, considerando os valores mínimos adotados para o índice de similaridade, que as subclasses são formadas, sobretudo pela presença de variáveis relacionadas a habilidades do eixo Números e operações/Álgebra e funções, associando-se com variáveis relacionadas tanto com esse eixo, como com os demais. Ao explorarmos as relações de implicação do grafo implicativo, das variáveis que apresentam na árvore de similaridade nós significativos, constatamos que as variáveis pertencentes ao eixo Números e operações/Álgebra e funções parecem ter um papel central nas mesmas, tendo em vista que demonstram ser consequência de variáveis, bem como implicam em outras pertencentes a outros eixos considerados.

Bibliographies de l'auteur

Quércia Carvalho Eloi, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda e Mestra em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de Matemática pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. É integrante do grupo de pesquisa Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Pesquisa na área de Didática da Matemática com foco nos fenômenos didáticos e na área de Análise Estatística Implicativa.

Mickaelle Maria de Almeida Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) (2016); Especialização em Ensino da Matemática pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF) (2023); Mestra em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020) e Doutora em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2024). Possui experiência em pesquisa a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UPE), bem como produções bibliográficas e participações em diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Atua nas áreas de: Estatística Aplicada e Experimental, Modelagem Estatística. Atualmente leciona na rede pública do município de Garanhuns - PE.

Sara Larissa Carvalho Eloi, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Profletras da Universidade Estadual de Pernambuco. Pós-graduada em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa (FAVENI, 2020). Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (2016 - 2019). Atuou como docente de Língua Portuguesa das instituições: Escola Municipal Cônego João Rodrigues de Melo (2016 - 2017); Jaula Cursos - Cursos preparatórios para concursos (2020); Colégio Municipal José Soares de Almeida (2022 - 2024) e Escola Municipal de Tempo Integral Professor Walderes Lima de Brito (2024). Atuou como autora de material didático de Língua Portuguesa para a Editora do Brasil (2023). Atua como analista e revisora de língua da Editora MDTP. Atualmente realiza pesquisas na área da Psicolinguística e Educação.

Thiago Vicente Assunção, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020). Licenciado em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (2017). Atualmente pesquisa na área de construção de significados no processo de ensino e aprendizagem de Física e orientações curriculares para o ensino das Ciências.

Leika Irabele Tenório de Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns (2016), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2020) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2024).

Références

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Publiée

2025-04-12

Comment citer

ELOI, Quércia Carvalho; PEREIRA, Mickaelle Maria de Almeida; ELOI, Sara Larissa Carvalho; ASSUNÇÃO, Thiago Vicente; SANTANA, Leika Irabele Tenório de. Habilidades de matemática do SAEPE: um estudo à luz da Análise de Similaridade e da ASI. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 189–210, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1127. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1127. Acesso em: 20 avr. 2025.