Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da covid-19: a percepção dos discentes do curso de licenciatura em química do IFSertãoPE, campus Petrolina

Autores

  • Bruna Daniele Mendes de Sousa
  • Débora Santos Carvalho dos Anjos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.960

Palavras-chave:

Aspectos acadêmicos, Aspectos emocionais, Aspectos socioeconômicos

Resumo

A pandemia causou grande impacto em todo o mundo, proporcionando uma nova forma de viver em sociedade. O afastamento social e, consequentemente, a interação em espaços virtuais se tornaram necessários para evitar o contágio. No contexto da educação, as escolas suspenderam seus calendários letivos do ensino presencial e passaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar a percepção dos discentes do Curso de Licenciatura em Química acerca das dificuldades e possibilidades vivenciadas pelo ERE imposto pela COVID-19. Desse modo, foi realizada uma pesquisa quanti qualitativa com abordagem descritiva e aplicação de questionário on-line junto a 52 (cinquenta e dois) estudantes do IFSertãoPE, campus Petrolina. Os resultados da pesquisa, de maneira geral, indicaram que os discentes enfrentaram dificuldades durante o ERE, principalmente no que se referiu as questões emocionais, acadêmicas e econômicas. No entanto, foi possível observar que os alunos desenvolveram autonomia e organização nos estudos. Dessa forma, com base nos resultados deste estudo, conclui-se que o ERE foi a melhor alternativa mediante o cenário imposto pela pandemia da COVID-19.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

SOUSA, B. D. M. de; ANJOS, D. S. C. dos. Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da covid-19: a percepção dos discentes do curso de licenciatura em química do IFSertãoPE, campus Petrolina. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 838–856, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.960. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/960. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos