Critical Literacies: analyzing the literacy practices in the Spanish Language of students in technical buildings

Authors

  • Maria Rafaela Vieira da Silva IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i1.161

Keywords:

Spanish language learning, Comprehension, Critical reader

Abstract

This article aims to reflect on the survey data clipping entitled Literacy (s) Critical (s): A social approach to literacy practices in Spanish of technical students in buildings. Therefore, the study presents results obtained through
the application of specific questionnaire and a test of reading comprehension of students with course of the existing high school buildings in the IF Campus Salgueiro through quali-quantitative research. The scope of the research was to diagnose the level of reading comprehension in a foreign language (LE) of this group. This choice is justified because they are a group of a course that the labor market is on the rise in the city of Salgueiro. Thus, through the application of the instruments mentioned, it shows the importance of critical development in the formation of a technical in buildings, since these are being prepared to enter the labor market and should act as critical and competent individuals in the use of language, that both mother tongue as in LE..

Author Biographies

Maria Rafaela Vieira da Silva, IFSertãoPE

Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr), trabalhando com a perspectiva do letramento crítico para diagnosticar os níveis de compreensão leitora em língua espanhola dos futuros técnicos em Edificações do EMI no IF Sertão - Campus Salgueiro. É discente do curso EMI - Edificações, e participa tanto do grupo de estudo sobre práticas de letramento em língua estrangeira por alunos da modalidade de ensino tecnológico, quanto do grupo de discussões sobre leitura no IF Sertão - Campus Salgueiro.

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Mestre em Linguística e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira em suas pesquisas.

References

ABREU, K. F. Concepções de leitura e de texto

subjacentes às provas de vestibular:

constatações e implicações para o ensino da

língua espanhola. Dissertação (Mestrado em

Linguística). Universidade Federal do Ceará.

Fortaleza, 2011.

ABREU, K. F.; BARBOSA, L. Lei no

161/05: a política linguística e a

implementação de ações no estado de

Pernambuco. In: BARROS, C; COSTA, E.;

GALVÃO, J. Dez anos da “Lei do Espanhol”

(2005 – 2010). Minas Gerais: FALE/UFMG,

BENVENUTO, E. V.; ABREU, K. F. Práticas de

leitura e escrita em LE: o perfil de alunos do

ensino médio tecnológico. In: Anais do II

Colóquio GEPPELE (Grupo de Estudos e

Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação

de Professores de Língua Espanhola): Novos

rumos na formação do professor de espanhol. II

Colóquio Geppele, Fortaleza, UFC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de

diretrizes e bases. Brasília, 1996. Disponível

em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L939

htm. Acesso em: 23/10/14.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura

contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,

GONZÁLEZ, N.M. Iniciativas para a

implantação do espanhol: a distância entre o

discurso e a prática. In: BARROS, C.S.;

COSTA, E.G.M. (orgs.) Espanhol: ensino

médio. Coleção Explorando o Ensino, v.16,

MEC, 2010.

KLEIMAN, Â. Preciso “ensinar” o

letramento? Não basta ensinar a ler e a

escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.

MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.V;

BENVENUTO, E. V; ABREU, K. F.

Mapeamento de práticas de letramento(s): em

busca do perfil discente em edificações. In prelo:

IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e

Inovação (CONNEPI), São Luís, IFMA, 2014.

Published

2016-04-30

How to Cite

SILVA, M. R. V. da .; ABREU, K. F. . Critical Literacies: analyzing the literacy practices in the Spanish Language of students in technical buildings. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41–49, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i1.161. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/161. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Lingüística, Letras e Artes - Artigos