Em busca de uma nova formação docente: saberes impostos/revisados pela pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1177Palavras-chave:
Ação didático-pedagógica, Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologias DigitaisResumo
Desde o ano de 2020, a população mundial tem enfrentado diversas mudanças no contexto socioeconômico, político, cultural e de saúde, as quais foram ocasionadas pela pandemia da Covid-19 que consequentemente, provocou o distanciamento social, imperando assim, a necessidade de se ressignificar o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, objetivamos analisar o que as produções científicas publicadas em periódicos especializados defendem como saberes essenciais à formação docente, em tempos de pandemia da Covid-19. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e aportamo-nos em Freire (2021), Tardif (2012) e Silva e Carvalho (2021a). Os dados encontrados revelam que além da necessidade de ressignificação dos saberes docentes já construídos durante o processo formativo do docente, fez-se indispensável tanto durante o processo formativo, quanto de atuação do professor a construção dos saberes tecnológicos, emocionais, reflexivos e inovadores. Por fim, concluímos que no processo de mediação do ensino-aprendizagem existem inúmeros desafios para um quefazer docente emancipatório, entretanto, quando o profissional da docência se permite ressignificar e/ou construir novos saberes docentes, certamente desempenhará a ação educativa aportada pelo processo de ação-reflexão-ação e de inovação.
Referências
ANDRADE, G. P. S. B. et al. Desafios para a construção de práticas docentes em tempo de pandemia. Research, SocietyandDevelopment, v. 10, n. 1, p. 1 - 11, 2021.
BRASIL, M. S. O que é a Covid-19? Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 29 ago. 2024.
BRASIL. P. Nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 29 ago. 2024.
CARVALHO, E. M. S; ARAÚJO, G. C. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. Revista Cocar. Belém – PA. v. 14. n. 30. p.1 – 19,2020.
CARVALHO, O. F; SILVA, G. M; SANTOS, J. L. O currículo para a formação de professores: tensões, disputas e perspectivas. Revista Espaço do Currículo. Paraíba. v. 14, n. 3, p. 1 – 20, 2021. Disponível em: https://periodico.ufpb.br/index/php/rec. Acesso em 22 ago. 2024.
CRUZ, L. M; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Maceió - Al. v. 13, n. 31, p. 992-1016,2021.
FIRMINO, N. C. S. et al. Os saberes docentes no ensino remoto emergencial. RECEI –Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró – RN. v. 7, n. 21, 2021.Disponível em: https://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/about/submissions. Acesso em 21 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
LARROSA BONDIA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online].n. 19, 2002, p. 20 – 28.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, a firmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v. 7. n. 46, p. 1106 – 1133. Out./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp. Acesso em 12 jul. 2024.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. [E-book] 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, L. Como uma onda no mar. In: O ritmo do momento. Rio de Janeiro: WEA, 1983. Faixa 4. Disponível em https://www.letras.mus.br.pop.LuluSantos. Acesso em 21 ago. 2024.
SANTOS, W. K. G; SILVA, G. M; CARVALHO, O. F. Formação docente: desafios e possibilidades em um contexto pandêmico – relatos de uma experiência. In: SILVA, G. M; CARVALHO, O. F.; GOMES, M. S. C. A. (orgs.). Formação docente, gestão escolar e coordenação pedagógica: debate sobre o quefazer profissional frente ao processo de inclusão. [E-book] Rio de Janeiro – RJ; e-Publicar, 2024, p. 277-304. Disponível em: https://www.editorapublicar.com.br/. Acesso em: 07 nov. 2024.
SEIXAS, R. O dia em que a Terra parou. In: O dia em que a Terra parou. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1977. Faixa 1. Disponível em: https://vagalume.com.br/raul-seixas/odiaemqueaterraparo. Acesso em 21 ago. 2024.
SILVA, G. M; CARVALH, O. F. Saberes docentes – (re)construção do conhecimento profissional do egresso de pedagogia: abordagem interdisciplinar Revista Argumentos Pró-Educação. Pouso Alegre – MG. v. 6. p. 1-24, 2021a.
SILVA, G. M; CARVALHO, O. F. O processo formativo de pedagogos: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar. Revista RECEI - Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró – RN. v. 7, p. 65-78, 2021b.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.