Aceitabilidade e adesão à alimentação escolar por estudantes do IF Sertão Pernambucano – campus Salgueiro

Autores

  • Nataly Roberta Bezerra Santana Carlini IFSertãoPE
  • Fernanda Fernandes Pinheiro da Costa IFSertãoPE
  • Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i1.174

Palavras-chave:

aceitação, ensino médio, índice de adesão, refeição escolar

Resumo

A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos alimentares e é nesse ambiente que crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. A alimentação saudável nas escolas contribui para a aprendizagem, melhorando também as condições nutricionais dos alunos. Com o objetivo de conhecer a aceitabilidade e o índice de adesão à alimentação escolar oferecida aos estudantes do ensino médio deste Instituto foi realizado um estudo de natureza quali-quantitativa. Inicialmente foram sorteados aleatoriamente 30% do público alvo, em seguida foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Calculou-se o valor médio do índice de adesão, analisando-o através da classificação relatada no Manual para Aplicação dos Testes de Aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar, elaborado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – UNIFESP/2010. Este estudo verificou alta adesão e boa aceitação à alimentação escolar, no entanto, é necessária a construção de um refeitório, bem como a realização de ações de educação alimentar no ambiente escolar, a fim de promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos beneficiados.

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Publicado

2015-04-30

Como Citar

CARLINI, N. R. B. S. .; COSTA, F. F. P. da .; MESQUITA, R. V. dos S. C. . Aceitabilidade e adesão à alimentação escolar por estudantes do IF Sertão Pernambucano – campus Salgueiro. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 3–10, 2015. DOI: 10.31416/rsdv.v3i1.174. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos