Aceitabilidade e adesão à alimentação escolar por estudantes do IF Sertão Pernambucano – campus Salgueiro

Autores/as

  • Nataly Roberta Bezerra Santana Carlini IFSertãoPE
  • Fernanda Fernandes Pinheiro da Costa IFSertãoPE
  • Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i1.174

Palabras clave:

aceitação, ensino médio, índice de adesão, refeição escolar

Resumen

A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos alimentares e é nesse ambiente que crianças e adolescentes permanecem por expressivo período de tempo diário. A alimentação saudável nas escolas contribui para a aprendizagem, melhorando também as condições nutricionais dos alunos. Com o objetivo de conhecer a aceitabilidade e o índice de adesão à alimentação escolar oferecida aos estudantes do ensino médio deste Instituto foi realizado um estudo de natureza quali-quantitativa. Inicialmente foram sorteados aleatoriamente 30% do público alvo, em seguida foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Calculou-se o valor médio do índice de adesão, analisando-o através da classificação relatada no Manual para Aplicação dos Testes de Aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar, elaborado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – UNIFESP/2010. Este estudo verificou alta adesão e boa aceitação à alimentação escolar, no entanto, é necessária a construção de um refeitório, bem como a realização de ações de educação alimentar no ambiente escolar, a fim de promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos beneficiados.

Citas

ACHUTTI, A. & AZAMBUJA, M.I.R.

Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil:

repercussões do modelo de atenção à saúde

sobre a seguridade social. Ciência & Saúde

Coletiva, 9(4):833-840, 2004.

BLEIL, R.A.T.; SALAY, E. & SILVA, M.V.

Adesão ao Programa de Alimentação Escolar

por Alunos de Instituições Públicas de Ensino

no Município de Toledo, PR. Segurança

Alimentar e Nutricional, Campinas, 16(1): 65-

, 2009.

BRASIL. Lei n°11.346, de 15 de setembro de

Cria o Sistema Nacional de Segurança

Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas

em assegurar o direito humano à alimentação

adequada e dá outras providências.

BRASIL. Lei n° 11.947, de 16 de junho de

Dispõe sobre o atendimento da

alimentação escolar e do Programa Dinheiro

Direto na Escola aos alunos da educação básica

e dá outras providências.

BRASIL. Resolução/CD/FNDE n° 38, de 16 de

julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da

alimentação escolar aos alunos da educação

básica no Programa Nacional de Alimentação

Escolar – PNAE, Brasília DF. [Acesso em Jul

. Disponível em: www.fnde.gov.br

FUNDO NACIONAL DE

DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

Manual para aplicação dos testes de

aceitabilidade no PNAE. Disponível em:

<http://www.fnde.gov.br/index.php/ae-

alimentacao-e-nutricao>. Acesso em 29 Ago.

MALTA, Deborah Carvalho et al . Prevalência

de fatores de risco e proteção de doenças

crônicas não transmissíveis em adolescentes:

resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do

Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciênc. saúde

coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, supl. 2, Oct.

.

MARIATH, Aline Brandão et al . Obesidade e

fatores de risco para o desenvolvimento de

doenças crônicas não transmissíveis entre

usuários de unidade de alimentação e nutrição.

Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 23, n.

, Apr. 2007 .

PEGOLO, G.E. & SILVA, M.V. Consumo de

energia e nutrientes e a adesão ao Programa

Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por

escolares de um município paulista. Segurança

Alimentar e Nutricional, Campinas, 17(2): 50-

, 2010.

VIEIRA, P.P. & MARTINS, R.C.B.

Aceitabilidade da alimentação escolar no

ensino fundamental da cidade de

Adamantina/SP. Boletim das Faculdades

Adamantinenses Integradas, Adamantina, n. 2,

p. 6-7, 2008.

VITOLO, M.R. Nutrição da gestação ao

envelhecimento. Rio de Janeiro, Rubio, 2008.

p.

Publicado

2015-04-30

Cómo citar

CARLINI, N. R. B. S. .; COSTA, F. F. P. da .; MESQUITA, R. V. dos S. C. . Aceitabilidade e adesão à alimentação escolar por estudantes do IF Sertão Pernambucano – campus Salgueiro. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 3–10, 2015. DOI: 10.31416/rsdv.v3i1.174. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/174. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Agrárias - Artigos