ENSINO DE FÍSICA: EXPERIMENTAÇÃO COM ANALOGIA ENTRE A ELETRIZAÇÃO DO CANUDO E O CIRCUITO RC
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i2.172Palavras-chave:
Capacitores, Descarga, Eletrostática, Ensino de FísicaResumo
Com base numa discussão histórica e de acordo com as propostas dos PCNs abordamos um experimento simples que possa envolver os alunos nos conteúdos iniciais da eletrostática e, além disso, que possa ser feita uma conexão de conceitos entre movimentos de cargas e o circuito RC. O uso de analogias também continua servindo como metodologia para o ensino da Física, como por exemplo, para o ensino de circuitos elétricos, o ensino de Óptica e de eletricidade. Isso ressalta o quanto é importante se fazer comparações de fenômenos buscando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos no ensino-aprendizagem de Física. Após a execução deste projeto esperamos fazer com que os alunos sejam motivados e incentivados, sendo estes os multiplicadores do conhecimento científico. Também temos a expectativa de que com uma nova forma de ensino-aprendizagem, associada a utilização de um experimento durante a execução do projeto, demonstre para todos o aproveitamento da Física Experimental para o ensino fundamental, médio e superior.Referências
ARAÚJO, Mauro S. T.; ABIB, Maria L. V. S.
Atividades Experimentais no Ensino de Física:
diferentes enfoques, diferentes finalidades.
Revista Brasileira de Ensino de Física, São
Paulo, v.25, n.2, p. 176-194, jun. 2003.
CHAVES, Alaor. Física básica. Rio de Janeiro:
v. 3, LTC, 2012.
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências;
São Paulo, Editora Ática; 2003 (1a edição).
GASPAR, Alberto. Física – Eletromagnetismo
e Física Moderna; São Paulo, Editora Ática;
(1a edição).
BRASIL, PCN+ Ensino Médio. Orientações
Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias (MEC-SEMTEC, Brasília, 2002).
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert;
WALKER, Jearl. Fundamentos de Física 3,
a. Edição. Editora LTC. Rio de Janeiro, 1995.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual; Tradução:
Trieste Freire Ricci; revisão técnica: Maria
Helena Gravina. – 11. Ed.- Porto Alegre;
Bookman, 2011.
LUZ, A. M. R. e ALVARES, B. A. Curso de
Física – Volume 3. São Paulo: Scipione, 2005.
PINHO ALVES, J. Regras da transposição
didática aplicadas ao laboratório
didático.Caderno Catarinense de Ensino de
Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 174-188, ag.
BOZELLI, Fernanda Kátia; NARDI, Roberto.
O uso de analogias no ensino de Física em
nível universitário: Interpretações sobre os
discursos do professor e dos alunos. Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em
Ciências, v. 6, n. 3, p. 77-100, 2006.
ROONEY, Anne. A História da Física - da
Filosofia ao Enigma da Matéria Negra; São
Paulo, Editora M. Books; 2013 (1a edição).
SANTOS, Lucíola Lucínio. Políticas Públicas
para o ensino fundamental: Parâmetros
Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de
Avaliação. In: Revista Educação e Sociedade.
São Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, V.23, n.
, set. 2002.
SILVA, Cibele Celestino; PIMENTEL, Ana
Carolina. Uma análise da história da
eletricidade presente em livros didáticos: o caso
de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro de
Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 141-159, 2008.