Retorno às aulas presenciais pós-pandemia

implicações pedagógicas na relação entre professores e estudantes

Visualizações: 55

Auteurs

  • Thauan Nery Braga Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1474

Mots-clés :

Relação professor e estudante., Isolamento físico., Retorno às aulas presenciais.

Résumé

O estudo aborda o modo como o fenômeno do isolamento físico ocasionado pela pandemia global do COVID-19 impactou na relação pedagógica no retorno às aulas presenciais. O texto problematiza as alterações metodológicas produzidas pela necessidade de professores e estudantes instaurarem novas didáticas e formas de se relacionar com os estudantes.  Discute-se a concepção de afeto desenvolvida pelo filósofo Spinoza (2009), compreendendo neste sentido noções desenvolvidas pelo sujeito a partir de sua interação com o mundo e com seus pares. O estudo ancorou-se no método qualitativo, de abordagem (auto)biográfica. A produção de informações se deu a partir de entrevistas semiestruturadas. O estudo possibilitou concluir que o retorno às aulas presenciais implicou em considerar as contribuições que o isolamento físico provocou na relação professor e estudante na universidade.

 

 

 

Bibliographies de l'auteur

Thauan Nery Braga Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Filosofia pela mesma universidade. Foi Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo a Pesquisas do Estado da Bahia. É Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Diretor do Departamento de Educação - DEDU/UEFS. Líder e Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Références

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FREIRE P. Educação e Mudança. Paz e Terra. Ed. São Paulo; 2011. 112 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2008

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm [1844-9000), Assim falava Zaratustra. Tradução de Erila Patricia Moreira, João Pedro Nodari; Revisão de Ana Carolina Morais - Brasil: Pé da Letra, 2021. 288 p.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SANTOS, Vania Ribeiro dos; et al. Relação professor e estudante na universidade. Feira de Santana. UEFS editora. 2022.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SILVA, Fabrício Oliveira da. Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2012960, p. 1-15, 2020.

SILVA, Fabrício. O. da; OLIVEIRA, Andrea Santana de. Representações de professores e estudantes sobre a leitura e escrita acadêmicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4528. Acesso em: 10 out. 2024.

SILVA, Felipe Gustavo Soares da; JÚNIOR, Anastácio Borges de Araújo. A alegoria da caverna, o desejo e a verdade. Perspectiva Filosófica, v. 44, n. 2, 2017.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. [Tradução de Tomaz Tadeu] Belo Horizonte: Autêntica, 2009

Téléchargements

Publiée

2025-06-01

Comment citer

SILVA, Thauan Nery Braga; SILVA, Fabrício Oliveira da. Retorno às aulas presenciais pós-pandemia: implicações pedagógicas na relação entre professores e estudantes. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 525–543, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1474. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1474. Acesso em: 7 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Ciências Humanas - Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.