Para além das trends
a influência do Tik Tok na formação leitora
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1334Mots-clés :
Cultura digital, Formação leitora, Literatura, Redes sociais, TikTok.Résumé
O TikTok, originalmente apresentado para o entretenimento, evoluiu para uma plataforma multifacetada, abrangendo conteúdos como educação, notícias e, mais recentemente, literatura. Dentro desse contexto, as competições "BookTok" emergiu como uma comunidade dedicada a promover a leitura, incentivando a discussão literária e ampliando os hábitos dos leitores, especialmente entre os jovens. Este trabalho analisa a influência do TikTok na formação de leitores contemporâneos, com foco nas transformações nas práticas de leitura, impulsionadas pela interação social e pelo formato dinâmico da plataforma. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utiliza a observação direta de conteúdos literários no TikTok para examinar como as recomendações virais afetam o comportamento dos leitores e o mercado editorial. Além disso, propõe alternativas para integrar o TikTok ao ensino, criando novas formas de incentivo à leitura nas escolas. Os resultados indicam que o TikTok não apenas reconfigura as formas tradicionais de mediação literária, mas também promove a inclusão de gêneros e autores marginalizados, impactando profundamente o consumo literário e a formação de leitores na época.
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