Análise da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica a partir da plataforma Nilo Peçanha
Visualizações: 64DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1307Keywords:
Evasão escolar, Discentes, Abandono, Repositório, Sistema de Apoio a Decisão.Abstract
A evasão é um fenômeno que tem sido bastante estudado nos últimos anos, esta realidade apresenta-se diante de um cenário que pode ser afetado por diversos fatores, sendo que alguns são externos ao contexto que envolve o ambiente escolar. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar os índices de evasão escolar em uma instituição de ensino relacionando os dados da plataforma Nilo Peçanha e comparando os dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para tanto, a metodologia adotada por esta pesquisa é quantitativa, com característica documental, pois considera os dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha, no período compreendido entre os anos 2017 e 2023. Para fundamentar tais reflexões foram utilizados textos legais e estudiosos como Figueiredo e Salles (2017), Oliveira e Nóbrega (2021), Paulilo (2017), Espíndola (2016) e Silva (2023). Os resultados dessa pesquisa de forma analítica e comparativa, sugerem que os índices de evasão escolar variaram entre aumento e diminuição, sendo fortemente influenciado pela pandemia da covid19. Busca-se então, à luz de diversos estudos, debater os possíveis motivos que ampliaram o abandono escolar no Campus Salgueiro. Concluímos que foi negativo o período pandêmico para a instituição de ensino analisa concernente a fuga do aluno(a), acentuando as desigualdades sociais, econômicas e educacionais.
References
APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
BATISTA, S. D.; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, J. M. S. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.9, n.19, pp. 7094, jan./jul. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.31496/rpd.v9i19.229. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Censo Escolar de 2022. 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Portal Câmara dos Deputados. Comissão de Educação aprova regra sobre idade de ingresso na pré-escola e ensino fundamental. Agência Câmara de Notícias. Publicado em 01 de dezembro de 2022b. Disponível em: https://shre.ink/8X7A. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 2008. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Educação: Lei n° 10.172/2001. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 14 nov. 2024.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 nov. 2024.
CASSIMIRO, Ivan Timóteo; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Evasão Escolar no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil: uma Revisão Sistemática de Literatura. Seminário de Pós-graduação do IFSertãoPE. Anais da XVII Jornada de Iniciação Científica e Extensão, v. 17, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/jince/article/view/1940. Acesso em: 25 dez. 2024.
ESPÍNDOLA, Gheysa Mariela. Direito Fundamental à Educação e Orçamento Público. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Faculdade de Direito, Goiás, 2016.
FIGUEIREDO, Natália Gomes da Silva; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: avaliação e políticas públicas. educ. V. 25, n. 95, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Bw8WKpzdP3w8qn5zL68C3sq. Acesso em: 25 dez. 2024.
FORNARI, L. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 27 jan. 2010. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027/1260. Acesso em: 17 out. 2024.
FRITSCH, Rosângela; OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; NASCIMENTO, Ana Paula Leite; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira; SILVA, Cláudia Cunha Torres da. Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 08–10, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72333. Acesso em: 14 dez. 2024.
GÓMEZ, Abraham Bernárdez; BELMONTE, María Luisa. Evasão escolar, determinantes, políticas educacionais e itinerários subsequentes. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e6849109234-e6849109234, 2020.
INESC. Instituto de Estudos Socioeconômicos. Abandono no ensino médio brasileiro entre 2019 e 2021. A desigualdade que afeta especialmente adolescentes negros e negras e pobres. Brasília/DF, 2023. Disponível em: https://inesc.org.br/wp-content/uploads/2023/10/estudo_ abandono_escolar_inesc _malala-out2023.pdf?x96134. Acesso em 10 nov. 2024.
LEAL, Anne Karoline Bandeira Bonfim; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Revista Labor. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60285. Acesso em: 25 dez. 2024.
MARCONI, M. de A., LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 9ª ed. São Paulo: Atlas. 2021.
NERI, Marcelo; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT - Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, v. 10, n. 19, p. 28-55, 2021.
OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-seperpetunaeducacao-brasileira Acesso em: 10 nov. 2024.
PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1252-1267, 2017. Acesso em: 14 nov. 2024.
SANTOS, Jucenilton Alves dos. REFLEXÕES SOBRE EVASÃO ESCOLAR: uma problemática na educação brasileira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. spe, p. 260-270, ago. 2020. Disponível em https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951. Acesso em: 12 dez. 2024.
SILVA, Lauriana Corrêa. Concepções em torno dos fatores que influenciam a evasão escolar dos alunos da primeira etapa do Ensino Médio EJA da Escola Estadual Francisco Walcy Lobato Lima -Santana, AP. REBENA- Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/index. Acesso em: 12 nov. 2024.
SILVA, Luciano Rodrigues da. Políticas Públicas para combater a Evasão Escolar na Educação Básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Goiano-Goiás. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2906/3/tcc_Luciano%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 06 dez. 2024.
SILVA, M. R. A evasão escolar no IF Sertão-PE Campus Salgueiro: políticas de enfrentamento. 2020. Projeto de intervenção (Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.Br/bitstream/ri/31618/1/Projeto%20de%20Intervenção%20-%20A%20Evasão%20Escolar%20no%20IF%20Sertão-PE%20Campus%20Salgueiro%20-%20políticas%20de%20enfrentamento.pdf. Acesso em: 06 dez. 2024.
SNYDERS, Georges. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005 Disponível em: https://www.academia.edu/33872325/Escola_Classe_e_Luta_de_Classes_Georges_Snyders_pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
REIS, M. C.; MAIA, M.C.R. Evasão escolar: problema que persevera na educação. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2024. DOI: 10.35700/2359-0599.2024.18.3610. Disponível em: https://ojs.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3610. Acesso em: 12 dez. 2024.
ROCHA, E. S.; OLIVEIRA, F. K. Critérios para divisão de recursos financeiros e orçamentários na execução da Política de assistência estudantil em instituições da rede federal de educação: uma revisão sistemática de literatura. Revista Semiárido De Visu, v. 11, n. 3, p. 682-698, 2023a. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/781. Acesso em: 25 dez. 2024.
ROCHA, E. S.; OLIVEIRA, F. K. A política de assistência estudantil no IFSertãoPE: uma análise da permanência e êxito de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no EMI. Seminário de Pós-graduação do IFSertãoPE. Anais do IV Seminário de Pós-graduação do IFSertãoPE, v. 4, n. 1, 2023b. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/sepog/article/view/2101. Acesso em: 25 dez. 2024.
ROSA, M. C.; SILVA, P. R. S. da; NOVAES, H. V. B. Evasão escolar: o impacto. LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.famig.edu.br/index.php/libertas/article/view/377. Acesso em: 12 dez. 2024.
RUSSO, Érica Marianne Baldino Nunes et al. Estudo comparado da educação profissional em países da América do Sul: os casos de Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai. Revista Labor. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55386. Acesso em: 25 dez. 2024.
TORRES, C. S.; MARTINS, J. P. L.; OLIVEIRA, F. K. A Educação Profissional no Brasil: aproximações e distanciamentos com os modelos Argentino e Finlandês. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–13, 2023. DOI: 10.36524/profept.v6i3.755. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/755. Acesso em: 25 dez. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Semiárido De Visu

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.