Análise da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica a partir da plataforma Nilo Peçanha

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Authors

  • Wicara Lima e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Francisca Alves de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Aurélio Secundo Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1307

Keywords:

Evasão escolar, Discentes, Abandono, Repositório, Sistema de Apoio a Decisão.

Abstract

A evasão é um fenômeno que tem sido bastante estudado nos últimos anos, esta realidade apresenta-se diante de um cenário que pode ser afetado por diversos fatores, sendo que alguns são externos ao contexto que envolve o ambiente escolar. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar os índices de evasão escolar em uma instituição de ensino relacionando os dados da plataforma Nilo Peçanha e comparando os dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para tanto, a metodologia adotada por esta pesquisa é quantitativa, com característica documental, pois considera os dados disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha, no período compreendido entre os anos 2017 e 2023. Para fundamentar tais reflexões foram utilizados textos legais e estudiosos como Figueiredo e Salles (2017), Oliveira e Nóbrega (2021), Paulilo (2017), Espíndola (2016) e Silva (2023). Os resultados dessa pesquisa de forma analítica e comparativa, sugerem que os índices de evasão escolar variaram entre aumento e diminuição, sendo fortemente influenciado pela pandemia da covid19. Busca-se então, à luz de diversos estudos, debater os possíveis motivos que ampliaram o abandono escolar no Campus Salgueiro. Concluímos que foi negativo o período pandêmico para a instituição de ensino analisa concernente a fuga do aluno(a), acentuando as desigualdades sociais, econômicas e educacionais.

Author Biographies

Wicara Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Discente do ProfEPT/IFSertãoPE. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2010). Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2012). Especialização em Advocacia Trabalhista pela Universidade Anhanguera UNIDERP (2014), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí (2018) e Especialização em Direito Penal e Processual Penal com Habilitação em Docência do Ensino Superior pela UNINOVAFAPI (2021). Tem experiência na área de Letras - Língua Portuguesa, como Professor e na área do Direito, como Advogado.

Francisca Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal, Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) (2025). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2008) e em Licenciatura em Letras-Português pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) (2022). Professora da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos nas Secretarias de Educação de Juazeiro do Norte/CE e de Crato/CE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Gestão Escolar e Educação Especial.

Aurélio Secundo Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Especialista em Docência do Ensino Fundamental, Médio e Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação(FLATED). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí(IFIPI). Graduado em Licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutor em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Computação Aplicada (2010), Especialista em Gestão de Projetos (2012) e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Técnico de Informática, de graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e das Especializações de Metodologias do Ensino de Línguas, de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e de Pós-Colheita de Produtos Hortifrutícolas, todos ofertados pelo IFSertãoPE. É avaliador ad-hoc do periódico científico Semiárido De Visu. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET) e pesquisador no Grupo de Estudos Avançados em Informática (GEASI) e Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE).

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Published

2025-06-01

How to Cite

SILVA, Wicara Lima e; ALVES DE SOUZA, Francisca; SECUNDO FERREIRA, Aurélio; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Análise da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica a partir da plataforma Nilo Peçanha. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 388–406, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1307. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1307. Acesso em: 8 jun. 2025.

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