Estudo comparativo do índice de evasão escolar nos Cursos Técnicos em Informática no IFPE, Campus Afogados da Ingazeira e IFPB, Campus Cajazeiras
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1305Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Evasão escolar, InformáticaResumo
Este estudo teve como objetivo identificar boas práticas para combater a evasão escolar nos cursos técnicos de Informática, a partir da análise dos contextos dos campi Afogados da Ingazeira (IFPE) e Cajazeiras (IFPB). Para tanto, foi realizado um levantamento de dados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP), abrangendo o período de 2017 a 2022. Os dados foram analisados ??utilizando Estatística Descritiva Básica, permitindo a identificação de situações conclusivas que podem orientar a formulação de políticas públicas e fomentar o debate sobre os desafios da formação integral dos estudantes na atuação. Os resultados revelaram diferenças significativas nas taxas de evasão escolar entre cursos técnicos de duração de três e quatro anos, além de impactos relacionados a fatores socioeconômicos, raciais e de gênero, apontando para a necessidade de estratégias específicas para mitigar o abandono escolar.
Referências
ABRAMO, Helena Wendel; VENTURI, Gustavo; CORROCHANO, Maria Carla. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos estudos CEBRAP, v. 39, p. 523-542, 2021.
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 08 nov. 2023.
BRASIL. Resolução nº 6 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio de 20 de setembro de 2012. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. 2012.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
CÔRREA, Nadia Batista; SANTOS, Juliana Marinho dos; BARRETO, Elvis Moura dos Santos; SOUZA, Victória Heringer de. Desistência dos estudantes no ensino técnico de nível médio: a experiência do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. Vértices (Campos dos Goitacazes), vol. 25, núm. 1, e25116323, 2023.
DORE, R.; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 770–789, set. 2011
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 2014.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, v. 20, n. 2, p. 13-36, 2016.
NASCIMENTO, Maria José. 12. TRAJETÓRIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA FRENTE ÀS TEMÁTICAS DE GÊNERO, ETNIA E SEXUALIDADE: Estratégias Interdisciplinares na Educação Profissional. Educação Profissional, p. 164. 2014
PELISSARI, Lucas Barbosa; SILVEIRA, Patrícia da; SILVA, David José de Andrade. Ensino Médio Integrado e Abandono Escolar: uma Análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019). Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.29, n.3, p.89-104, set/dez. 2021.
PEREIRA, I. D. F.; BILIO, R. de L.; MOURA, J. R. F. de. PERMANÊNCIA E EVASÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TÉCNICOS EM SAÚDE NA PANDEMIA DE COVID 19. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, p. 46–57, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2023.42108. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/42108. Acesso em: 18 nov. 2023.
RAMOS, M.N. Concepção do ensino médio Integrado. In: Seminário sobre Ensino Médio. Secretaria de Educação do Pará, 2008.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2000,118p.
SILVA, Márcia Regina de Lima e PRATES, Ian. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. Tradução. São Paulo: Editora UNESP/CEM, 2015. Acesso em: 22 nov. 2023.
OLIVEIRA, FL de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, n. 19, p. 25, 2021.
OLIVEIRA, Orlando da Silva de; ABREU, Kélvya Freitas. A (des)informação como estratégia política na gestão da pandemia da COVID-19 no Brasil: uma análise discursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02218, 2022. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02218. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4045. Acesso em: 13 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.