Influência da alimentação volumosa nas características dos dejetos de cabras leiteiras com vistas à produção de biogás

Autores

  • Cristina Akemi Mogami Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural
  • Cecília de Fátima Souza Ferreira Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Engenharia Agrícola
  • Kátia Araújo da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Ciências Agrárias - Engenharia Agronômica.
  • Neiton Silva Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus de Ciências Agrárias - Curso de Engenharia Agronômica

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.522

Palavras-chave:

biogás, Cabras, Manejo de resíduos

Resumo

A decomposição de resíduos orgânicos de origem animal por meio da biodigestão anaeróbia é diferenciada segundo suas características físicas, químicas e biológicas, as quais resultam da composição da dieta e do tipo de manejo de dejetos, o que, também, influencia a composição do biogás. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho analisar o processo de biodigestão anaeróbia de dejetos de cabras leiteiras alimentadas com diferentes tipos de volumosos visando definir a influência da alimentação na quantidade e qualidade do biogás produzido. O experimento foi conduzido no galpão experimental do Setor de Caprinocultura e no Laboratório de Construções Rurais da Universidade Federal de Viçosa durante quatro meses. Foram utilizados os dejetos de 12 cabras adultas não-lactantes para produção e quantificação do biogás produzido durante um período de retenção hidráulica de 46 dias. Verificou-se que o potencial de produção de biogás referente à dieta composta por silagem foi de 0,0230 m3 kg-1 de sólidos voláteis adicionados, sendo inferior à produção obtida por meio da dieta a base de capim (0,0284 m3 kg-1) e feno (0,0260 m3 kg-1).

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

MOGAMI, C. A.; SOUZA FERREIRA, C. de F.; DA SILVA, K. A.; SILVA MACHADO, N. Influência da alimentação volumosa nas características dos dejetos de cabras leiteiras com vistas à produção de biogás. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 197–210, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.522. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/522. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos