Ensino-aprendizagem de Física via mínimos quadrados com auxílio de planilha eletrônica

Autores

  • Francisco Joceildo da Silva IFSertãoPE
  • Eriverton da Silva Rodrigues IFSertãoPE
  • Alisson dos Anjos Gomes IFSertãoPE
  • Cícero Jailton de Morais Souza IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.152

Palavras-chave:

Lei de Ohm, resistividade, Física experimntal

Resumo

A precisa realização desse projeto buscou promover a utilização do Método dos Mínimos Quadrados utilizando a planilha eletrônica como ferramenta computacional no ensino de Física Experimental para alunos do ensino médio. Neste sentido, se trata de uma forma de aproximar resultados de medidas experimentais reduzindo ao máximo as flutuações que aparecem dentro desse conjunto, esses desvios precisam ser justificados ao máximo para que se possa obter um valor experimental com uma precisão considerável. Para a aplicação desse recurso foi utilizado o experimento de resistividade elétrica com a segunda lei de Ohm, este que consiste em medir a resistência de diferentes tipos de material variando sua área e seu comprimento.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

SILVA, F. J. da .; RODRIGUES, E. da S.; GOMES, A. dos A.; SOUZA, C. J. de M. . Ensino-aprendizagem de Física via mínimos quadrados com auxílio de planilha eletrônica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 190–195, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.152. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/152. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos