Montagem de painel educacional inovador para práticas de instalações elétricas.

Autores

  • Edilane Cristina dos Santos Ribeiro IFSertãoPE
  • Michelle da Silva Matias IFSertãoPE
  • Maria Alice de Freitas Marques IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v5i1.142

Palavras-chave:

Instalações, Elétricas, Educacional, Pesquisas, Painel

Resumo

Em virtude do desenvolvimento econômico da cidade de Salgueiro no Sertão Pernambucano e, consequentemente, com a alta demanda de serviços especializados, os cursos técnicos oferecidos pelo IF Sertão- PE, em específico da área de edificações, surgem como uma solução para atender a necessidade de profissionais capacitados para atuarem dentro do mercado de trabalho local. Entretanto, a formação técnica desses profissionais na referida instituição enfrenta algumas dificuldades por conta da falta de recursos e laboratórios melhores equipados para que se possa melhor qualificar o público em questão. Portanto, visando colaborar em alternativas para aprimorar e romper com esse atual cenário no campus, além de aliar ensino e pesquisa, o presente trabalho teve como objetivo pesquisar e montar um painel educacional para as aulas práticas de instalações elétricas. Baseando-se em pesquisas de mercado, nacional e local, bem como com a experiência da atuação profissional na região, através de visitas técnicas realizadas na cidade verificando as instalações elétricas executadas, e se estas correspondem ao cumprimento das normas brasileiras de regulamentação e demais especificações técnicas o painel foi testado e montado. Como resultado da montagem do painel, visualizou-se a possibilidade de auxiliar a capacitação dos profissionais para que estes corrijam as falhas encontradas nas atividades locais durante as visitas. Logo, com a concretização do projeto, o painel foi disponibilizado aos alunos do curso de edificações para testes em sala de aula, sendo realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os envolvidos sobre os benefícios do uso do painel. Os resultados obtidos expressaram a satisfação dos alunos com a nova ferramenta educacional para capacitação, mais de 95% dos alunos pesquisados, concordam que o painel auxilia na formação técnica, prática e modifica o aprendizado para uma melhor atuação do profissional egresso. Por fim, cumpre-se destacar que utilizou-se de Oliveira (2010) para a sustentação teórica da pesquisa.

Biografia do Autor

Maria Alice de Freitas Marques , IFSertãoPE

Professora Efetiva EBTT do quadro do IF Sertão-PE no campus Salgueiro

Referências

ABNT, ABNT NBR. 5410: 2004-Instalações elétricas de baixa tensão. 2004.

ELEFIO – CABOS ELÉTRICOS. Disponível em <http://www.elefio.com.br/>. Acesso em:20 maio 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃOPENAMBUCANO –CAMPUS SALGUEIRO. COORDENAÇÃO DE EDIFICAÇÕES. Projeto pedagógico do curso -Técnico de nível médio integrado em Edificações. Disponível em: <http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/images/cursos/medio-integrado/ppc%20curso%20de%20edificaes%20mdio%20integardo%20-%20campus%20algueiro.pdf>. Acesso em:24 maio 2014.

LIGHT ENGENHARIA. Disponível em: <http://www.lightengenharia.com.br/Servi%E7os.htm. Acesso em:24 maio 2014.

MORENO, H. Instalações Elétricas Residenciais. Elektro/Pirelli. 2003.

TIGRE. Disponível em: <http://www.tigre.com.br/pt/sistemas.php?rcr_id=5&cpr_id=12&cpr_id_pai=4>. Acesso em: 20 maio 2014.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

RIBEIRO , E. C. dos S. .; MATIAS , M. da S. .; MARQUES , M. A. de F. Montagem de painel educacional inovador para práticas de instalações elétricas. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 60–70, 2017. DOI: 10.31416/rsdv.v5i1.142. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/142. Acesso em: 16 ago. 2022.