Explorando o efeito fotoelétrico e os raios x: uma experiência pedagógica no programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1353Palavras-chave:
sequência didática, aprendizagem significativa, efeito fotoelétrico, raios XResumo
Este relato de experiência diz respeito a um projeto desenvolvido durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma do curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFSertãoPE, campus Petrolina. Realizou-se uma sequência didática que tinha por finalidade proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre o Efeito Fotoelétrico e os Raios X, com base na Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência didática possui sete etapas e utiliza-se de diversas formas de avaliação como propostas na literatura, como experimentos virtuais, mapa conceitual e discussões. A partir dessas avaliações, percebe-se indícios de aprendizagem significativa com base na compreensão e capacidade de explicação, reforçando a relevância das estratégias pedagógicas.
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