Explorando o efeito fotoelétrico e os raios x: uma experiência pedagógica no programa residência pedagógica

Autores

  • Raul Antunes Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Newton Pionório Nogueira Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Cícero Thiago Gomes dos Santos Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Delza Cristina Guedes Amorim Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Daniel Berg de Amorim Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1353

Palavras-chave:

sequência didática, aprendizagem significativa, efeito fotoelétrico, raios X

Resumo

Este relato de experiência diz respeito a um projeto desenvolvido durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma do curso técnico integrado ao Ensino Médio do IFSertãoPE, campus Petrolina. Realizou-se uma sequência didática que tinha por finalidade proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre o Efeito Fotoelétrico e os Raios X, com base na Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência didática possui sete etapas e utiliza-se de diversas formas de avaliação como propostas na literatura, como experimentos virtuais, mapa conceitual e discussões. A partir dessas avaliações, percebe-se indícios de aprendizagem significativa com base na compreensão e capacidade de explicação, reforçando a relevância das estratégias pedagógicas.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

ANTUNES, Raul; PIONÓRIO NOGUEIRA, Newton; THIAGO GOMES DOS SANTOS, Cícero; CRISTINA GUEDES AMORIM, Delza; BERG DE AMORIM LIMA, Daniel. Explorando o efeito fotoelétrico e os raios x: uma experiência pedagógica no programa residência pedagógica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 16–29, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1353. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1353. Acesso em: 8 abr. 2025.