Para além das trends

a influência do Tik Tok na formação leitora

Visualizações: 4

Autores

  • Fabrícia Raquel de Oliveira Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Verônica Maria de Araújo Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1334

Palavras-chave:

Cultura digital, Formação leitora, Literatura, Redes sociais, TikTok.

Resumo

O TikTok, originalmente apresentado para o entretenimento, evoluiu para uma plataforma multifacetada, abrangendo conteúdos como educação, notícias e, mais recentemente, literatura. Dentro desse contexto, as competições "BookTok" emergiu como uma comunidade dedicada a promover a leitura, incentivando a discussão literária e ampliando os hábitos dos leitores, especialmente entre os jovens. Este trabalho analisa a influência do TikTok na formação de leitores contemporâneos, com foco nas transformações nas práticas de leitura, impulsionadas pela interação social e pelo formato dinâmico da plataforma. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utiliza a observação direta de conteúdos literários no TikTok para examinar como as recomendações virais afetam o comportamento dos leitores e o mercado editorial. Além disso, propõe alternativas para integrar o TikTok ao ensino, criando novas formas de incentivo à leitura nas escolas. Os resultados indicam que o TikTok não apenas reconfigura as formas tradicionais de mediação literária, mas também promove a inclusão de gêneros e autores marginalizados, impactando profundamente o consumo literário e a formação de leitores na época.

Biografia do Autor

Fabrícia Raquel de Oliveira Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Técnica em Refrigeração e Climatização pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), graduada no curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ex-voluntária dos projetos de extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PRALEE) e Clube de leitura, oferecidos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e ex-estagiária da Diretoria de Educação à Distância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - DEaD UERN

Verônica Maria de Araújo Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Mestre em Educação pela UFRN. Pós-doutora em educação pela Universidade do Minho, Universidade de Lisboa e Universidade de Buenos Aires, os dois últimos com bolsa.  Foi professora e orientadora do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS/UERN (2013-2016), professora e orientadora do Mestrado e Doutorado em Letras-PPGL/UERN no período de 2013-2023. Foi professora visitante do POSENSINO no IFRN no período de 2017 a 2019, e da UERN no ano de 2019. Foi coordenadora adjunta do doutorado em ensino/RENOEN nos anos de 2022 e 2023. Atualmente, coordenadora do Doutorado em Ensino - RENOEN/IFRN desde 2023, professora efetiva do IFRN, membro permanente do colegiado do POENSINO/UERN/IFRN/UFERSA, do Doutorado em Ensino-RENOEN/IFRN.

Referências

BBC Brasil. BookTok: como TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-sellers. São José do Rio Preto, 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cek5e5mr3pdo. Acesso em: 17 de out. de 2024.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E¿ Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.

DUDA, Jonatas Daniel. A formação do leitor: Tiktok e sua influência na dissseminação de leitura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

FÜHR, N. G., RAUBER, L. H., & BARTH, M. (2023). A influência do TikTok no mercado editorial: uma análise do BookTok. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 139–165. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa São Paulo: Atlas, 2002.

McLuhan, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

HOOVER, Colleen. É assim que acaba. Edição padrão. Rio de Janeiro: Editora Galera, 2018.

JENKINS Reid, Taylor. Os sete maridos de Evelyn Hugo. Paralela: São Paulo, 2019.

OLIVEIRA, Bruna. Tudo o que Colleen Hoover fala sobre feminismo em “É assim que acaba”. Revista Direito e Feminismos, Salvador, BA, v. 1, n. 2, 2022. DOI: 10.56516/revdirfem.v1i2.30. Disponível em: https://revdirfem.emnuvens.com.br/revista/article/view/30. Acesso em: 22 de out. de 2024.

SANTOS, Kamilla Katinllyn Fernandes dos; PONTES, Verônica Maria de Araújo. A ARTE DE (DES)TECER O TAPETE: Um jogo digital em Marina Colasanti. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 21, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3078. Acesso em: 22 jul. 2024.

ZIANI, Silvia da Rosa. “Professora Silvia leitora”: usando as redes sociais para o incentivo à leitura e ao amor aos livros. 2023. 24 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

DE OLIVEIRA ARAÚJO, Fabrícia Raquel; PONTES, Verônica Maria de Araújo. Para além das trends: a influência do Tik Tok na formação leitora. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 425–435, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1334. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1334. Acesso em: 3 jun. 2025.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.