Percepção e desempenho dos estudantes de engenharia produção do Piauí no ENADE
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1323Palavras-chave:
ENADE, Desempenho acadêmico, Engenharia de ProduçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção e o desempenho dos estudantes de Engenharia Produção do Piauí no ENADE durante o período de 2014-2019. Para isso foram avaliados os questionários dos estudantes de Engenharia de Produção no Piauí sobre a percepção do ENADE e os indicadores de desempenho e comparando com as médias nacionais e estaduais. Os resultados revelaram uma evolução significativa no desempenho acadêmico ao longo dos anos de 2014, 2017 e 2019. A percepção dos estudantes sobre a prova do ENADE indicou, em geral, uma dificuldade mediana ao longo dos três anos. O perfil socioeconômico dos alunos analisados mostrou disparidades que influenciaram diretamente o desempenho acadêmico, com estudantes de maior renda e oriundos de escolas privadas apresentando melhores resultados. Uma das IES registrou uma maior diversidade racial e socioeconômica ao longo dos anos, mantendo-se como a instituição com melhores resultados em todas as métricas. Isso reforça a importância de políticas de inclusão e suporte acadêmico para equilibrar essas diferenças entre os alunos de diferentes perfis socioeconômicos.
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