Perspectivas de uma educação infantil antirracista: reflexões a partir de bell hooks

Autores

  • Amanda dos Santos Scarpitta Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Amarildo Muniz Malvezzi Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1229

Palavras-chave:

antirracismo, educação engajada, educação humanista, identidade racial, práticas docentes.

Resumo

O presente artigo reflete o encargo da educação no processo de democratização, proporcionando um ensino justo, inclusivo, participativo, dialógico. O ato de educar não se resume a transmitir conhecimentos científicos, necessitando proporcionar aos educandos o desenvolvimento pleno, mediante uma consciência crítica e a devida participação política. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir a mediação da educação infantil por uma perspectiva antirracista, partindo das contribuições da escritora bell hooks. O estudo é resultado de uma pesquisa teórica, fundamentada em hooks (2013, 2020), subsidiada pela abordagem qualitativa e análises documentais dos principais dispositivos legais da educação, além de dialogar, por meio de uma revisão bibliográfica, com Freire (2017, 2020a, 2020b), Munanga (2019) e Vygotsky (1991) para ampliação teórica dos debates sobre educação, luta antirracista e construção de personalidades/identidades democráticas. Os dados nos revelam que os escritos e pensamentos de bell hooks contribuem de forma significativa na abordagem de uma educação antirracista desde a infância, trazendo análises e reflexões acerca do papel da educação na transformação da sociedade, utilizando-se da educação engajada para envolver os educandos no processo, que exige a mediação de profissionais tecnicamente qualificados, éticos e politicamente conscientes de seu dever na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

SANTOS SCARPITTA, Amanda dos; MUNIZ MALVEZZI, Amarildo. Perspectivas de uma educação infantil antirracista: reflexões a partir de bell hooks. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 373–392, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1229. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1229. Acesso em: 8 abr. 2025.