Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.64

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa

Resumo

A educação deve assegurar o livre exercício da razão enquanto busca formar seres críticos capazes de atuar ativamente na sociedade, perspectiva que torna estratégia o ensino de Filosofia. Atenção especial deve ser dada à cosmovisão e pressupostos acadêmicos adotados pelo educador, variáveis passíveis de identificação pelas Dimensões Novikoff que, conjuntamente ao ensino de Filosofia, assegura identificar fraquezas e fortalezas relacionadas ao processo, que poderão: (1) ser relatadas na forma de Relatos de Experiência e; (2) posteriormente sumarizados. A literatura científica não apresenta estudos de revisão envolvendo o ensino de Filosofia em instituições brasileiras sob a forma de Relatos de Experiência, objetivo do presente estudo. Conduziu-se uma Revisão de Escopo com busca em seis bancos de dados utilizando descritores que deveriam compor a seção Título de manuscritos disponíveis integralmente. Foram recuperadas três citações, que abordaram as dificuldades percebidas e ações desenvolvidas envolvendo professores e estudantes. Envolveram estudantes dos Níveis Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e apontaram para importância da didática, variável que deve ser considerada em futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pós-graduando em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Pós-graduando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF

Sheila Torres Feitosa Silva, Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP)

Bacharela em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduanda em MBA com Ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP)

Referências

AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (editores). JBI Reviewer’s Manual. JBI, 2020. Disponível em: < https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual>. Acesso em 21 de junho de 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2005. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em 26 de junho de 2020.

COOKE, Alison; SMITH, Debbie; BOOTH, Andrew. Beyond PICO: the SPIDER tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative Health Research,v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012.

COSTA, Thamiris Gomes da.; NOVIKOFF, Cristina. Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, p. 745-750, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.

HINCHLIFFE, Geoffrey. What is a significant educational experience? Journal of Philosophy of Education, v. 45, n. 3, p. 417-431, 2011.

MUNIZ, Camila Guedes. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções Adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) –Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2019.

NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/24721969/TEXTO_LIVRO_CN_1_.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.

SILVA, Alex Sander; FREITAS, Beatris Pizzoni de; AZEREDO, Jeferson Luiz de; CYPRIANO, Vivian Miranda. Filosofia com crianças –a criança na construção de um saber filosófico: um relato de experiência na Escola de Educação Básica Francisco Hoepers. Revista Linguagem, Ensino e Educação, v. 3, n. 1, 2019.

TRICCO, Andrea C. et al.. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-486, 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SILVA, A. S. P. .; SILVA, S. T. F. . Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 333–343, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.64. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/64. Acesso em: 21 nov. 2024.