Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.64Palavras-chave:
Educação, Ensino, Aprendizagem, PesquisaResumo
A educação deve assegurar o livre exercício da razão enquanto busca formar seres críticos capazes de atuar ativamente na sociedade, perspectiva que torna estratégia o ensino de Filosofia. Atenção especial deve ser dada à cosmovisão e pressupostos acadêmicos adotados pelo educador, variáveis passíveis de identificação pelas Dimensões Novikoff que, conjuntamente ao ensino de Filosofia, assegura identificar fraquezas e fortalezas relacionadas ao processo, que poderão: (1) ser relatadas na forma de Relatos de Experiência e; (2) posteriormente sumarizados. A literatura científica não apresenta estudos de revisão envolvendo o ensino de Filosofia em instituições brasileiras sob a forma de Relatos de Experiência, objetivo do presente estudo. Conduziu-se uma Revisão de Escopo com busca em seis bancos de dados utilizando descritores que deveriam compor a seção Título de manuscritos disponíveis integralmente. Foram recuperadas três citações, que abordaram as dificuldades percebidas e ações desenvolvidas envolvendo professores e estudantes. Envolveram estudantes dos Níveis Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e apontaram para importância da didática, variável que deve ser considerada em futuras pesquisas.Referências
AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (editores). JBI Reviewer’s Manual. JBI, 2020. Disponível em: < https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual>. Acesso em 21 de junho de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2005. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em 26 de junho de 2020.
COOKE, Alison; SMITH, Debbie; BOOTH, Andrew. Beyond PICO: the SPIDER tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative Health Research,v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012.
COSTA, Thamiris Gomes da.; NOVIKOFF, Cristina. Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, p. 745-750, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.
HINCHLIFFE, Geoffrey. What is a significant educational experience? Journal of Philosophy of Education, v. 45, n. 3, p. 417-431, 2011.
MUNIZ, Camila Guedes. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções Adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) –Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2019.
NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/24721969/TEXTO_LIVRO_CN_1_.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.
SILVA, Alex Sander; FREITAS, Beatris Pizzoni de; AZEREDO, Jeferson Luiz de; CYPRIANO, Vivian Miranda. Filosofia com crianças –a criança na construção de um saber filosófico: um relato de experiência na Escola de Educação Básica Francisco Hoepers. Revista Linguagem, Ensino e Educação, v. 3, n. 1, 2019.
TRICCO, Andrea C. et al.. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-486, 2018.