Trabalho Docente nas Ciências Exatas nos Colégios do Litoral do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.441Resumo
O presente teve como objetivo entender a natureza do trabalho docente nas áreas das ciências exatas, nos colégios estaduais da região do litoral do Paraná. A metodologia de pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa com aplicação de questionário direcionado aos professores. Os achados revelam uma série de problemas relacionados às condições de trabalho dos professores, desde as dificuldades das práticas pedagógicas pelo uso das tecnologias, como o incipiente e deficitário plano de carreira, turmas lotadas, perda da autonomia docente e das garantias trabalhistas.
Referências
ALMEIDA, Janaína Aparecida Matos. Políticas públicas de formação continuada do professor: o PDE no Paraná- implicações no trabalho docente. Curitiba: Appris,2020.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
_______. Lei nº Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o PNE-2011-2020.
______. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
______. Base Nacional Comum Curricular, 2017.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIDDENS, Anthony. (2004). Sociologia (4 ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
GOERGEN, Pedro. Ensino superior e formação: elementos para um olhar ampliado de avaliação. In: Sobrinho, José Dias; RISTOFF, Dilvo (orgs). Avaliação democrática para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002, p. 69-98.
KUENZER, Acácia Zeneida & MACHADO, L. R. S. A pedagogia tecnicista. In: MELLO, G. N. (org.) Escola nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo: Loyola, 1982, p. 29-52.
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora, 2006.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. In: BORGES, S.A. O diretor articulador do projeto da escola. Revista Ideia 15. São Paulo: FDE, 1992.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus: Campinas, 2007.
_______, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Coleção Papirus Educação, Editora Papirus, Campinas, 16. ed., 2009.
NÓVOA, Antônio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas Tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
_______ . Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
_______ . O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC-2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/7pgYkYztK6ZyPny97zmQvWx/?lang=pt> Acesso em: 18 out. 2021.
SOBRINHO, José Dias. Educação e avaliação: técnica e ética. In: Sobrinho, José Dias; RISTOFF, Dilvo (orgs). Avaliação democrática para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002, p.37-68.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ávila, Cristina Maria (Org.). Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Semiárido De Visu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.