Trabalho Docente nas Ciências Exatas nos Colégios do Litoral do Paraná

Authors

  • Eliane do Rocio Alberti Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Sippel Machado Universidade Federal do Paraná
  • Maria Madselva Ferreira Feiges Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.441

Abstract

The objective of this study was to understand the nature of teaching work in the areas of exact sciences in state schools in the coastal region of Paraná. The research methodology was based on a qualitative approach with application of guidance to teachers. The findings reveal a series of problems related to the teachers' working conditions, from the difficulties of pedagogical practices to the use of technologies, such as the incipient and deficient career plan, crowded classes, loss of teaching autonomy and labor guarantees.

References

ALMEIDA, Janaína Aparecida Matos. Políticas públicas de formação continuada do professor: o PDE no Paraná- implicações no trabalho docente. Curitiba: Appris,2020.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_______. Lei nº Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o PNE-2011-2020.

______. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

______. Base Nacional Comum Curricular, 2017.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIDDENS, Anthony. (2004). Sociologia (4 ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GOERGEN, Pedro. Ensino superior e formação: elementos para um olhar ampliado de avaliação. In: Sobrinho, José Dias; RISTOFF, Dilvo (orgs). Avaliação democrática para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002, p. 69-98.

KUENZER, Acácia Zeneida & MACHADO, L. R. S. A pedagogia tecnicista. In: MELLO, G. N. (org.) Escola nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo: Loyola, 1982, p. 29-52.

LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. In: BORGES, S.A. O diretor articulador do projeto da escola. Revista Ideia 15. São Paulo: FDE, 1992.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus: Campinas, 2007.

_______, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Coleção Papirus Educação, Editora Papirus, Campinas, 16. ed., 2009.

NÓVOA, Antônio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas Tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

_______ . Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.

_______ . O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC-2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/es/a/7pgYkYztK6ZyPny97zmQvWx/?lang=pt> Acesso em: 18 out. 2021.

SOBRINHO, José Dias. Educação e avaliação: técnica e ética. In: Sobrinho, José Dias; RISTOFF, Dilvo (orgs). Avaliação democrática para uma universidade cidadã. Florianópolis: Insular, 2002, p.37-68.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ávila, Cristina Maria (Org.). Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

Published

2024-09-16

How to Cite

ALBERTI, E. do R.; MACHADO, G. S.; FEIGES, M. M. F. Trabalho Docente nas Ciências Exatas nos Colégios do Litoral do Paraná. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1366–1385, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.441. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/441. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra - Artigos