Percepção da identidade étnico-racial do ensino médio integrado no IF Sertão-PE, Campus Petrolina

Autores

  • Edivania Granja da Silva Oliveira IFSertãoPE
  • Amanda de Souza Albuquerque IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v2i2.186

Palavras-chave:

Educação, Diversidade, Pluralidade Cultural

Resumo

Este artigo pretende demonstrar dados coletados e análises sobre o perfil étnico-racial e a percepção sobre questões étnico-raciais da comunidade acadêmica do IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA, objetivo do Projeto PIBIC Júnior, desenvolvido de maio de 2011 a janeiro de 2012, que teve como base a Lei nº 11.645/08, visando compreender o ambiente escolar como espaço de pluralidade e identidade cultural, componentes fundamentais da nossa sociedade. Por fim, o diagnóstico efetuado sobre as questões étnico-raciais na percepção dos alunos do Ensino Médio Integrado sobre identidade étnico-racial e o ambiente escolar exigirá ações metodológicas na área de ensino e de aprendizagem no Campus Petrolina a fim de aprofundar maiores conhecimentos sobre a temática para ampliar a convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira.

Referências

ACEVEDO, Cláudia Rosa; NAHARA, Jouliana Jordan. Interpretações sobre os retratos dos afro-descentes na Mídia de Massa.RAC, Curitiba, Edição Especial 2008, p. 119-146. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rac/v12nspe/a06v12ns.pdf. Acessado em 15/01/2011.

BRASIL. Lei Federal no. 10.639/ 03. Altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação no. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 de janeiro de 2003.

_______. Lei Federal n° 11.645/08. Altera a Lei 10.639/03 de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 de março de 2008.

._______ - SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_______, Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na História do Brasil: mito e realidade. 8a ed. Ed. Ática, São Paulo, 2002.

CASTELL, Manuel. O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1992. GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: (Org.) SILVA, Aracy Lopes da. e GRUPIONI, Luíz Donisete Benzi. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1o e 2o graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

HALL, S. A Identidade Cultural na Modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

JACCOUD, Luciana. Racismo e República: o debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: Theodoro, Mário (Org.), As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. Escravismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2010.

RANGEL, I. 500 anos de desenvolvimento da América e do Brasil. Revista Geosul, ano VII, n. 15. Florianópolis, 1993.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros, identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. G. da S. .; ALBUQUERQUE, A. de S. . Percepção da identidade étnico-racial do ensino médio integrado no IF Sertão-PE, Campus Petrolina. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 285–295, 2012. DOI: 10.31416/rsdv.v2i2.186. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/186. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos