Conceitos bioquímicos na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos à luz da Análise Estatística Implicativa
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1116Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Metodologia ativa, Método mistoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a construção de conceitos bioquímicos apoiada pela Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e pelo quadro teórico da Análise Estatística Implicativa (A.S.I.), a partir da elaboração de artefatos didáticos construídos por licenciandos em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisadas duas Histórias em Quadrinhos e um Estudo Dirigido desenvolvidos pelos participantes a partir de categorias analíticas fundamentadas no referencial teórico adotado e relacionadas a partir do quadro da A.S.I. Nossas análises nos permitem inferir que a metodologia ABP se mostrou uma alternativa viável para a construção de conceitos processuais e de natureza sistêmico-complexa, orientando os estudantes para uma (re) elaboração conceitual, de forma articulada e paradigmática. Isto pôde ser comprovado via relação de quase implicação entre a fase de formação do conceito e o paradigma complexo, evidenciando que quão mais elaborado for o conceito, o estudante tenderá a permear o paradigma complexo da ciência. Portanto, a utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise das produções incluídas na investigação expandiu a visão de uma abordagem exclusivamente qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados.
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