Conceitos bioquímicos na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos à luz da Análise Estatística Implicativa

Autores

  • Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Alzira Carla de Oliveira Dias Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1116

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Metodologia ativa, Método misto

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a construção de conceitos bioquímicos apoiada pela Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e pelo quadro teórico da Análise Estatística Implicativa (A.S.I.), a partir da elaboração de artefatos didáticos construídos por licenciandos em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisadas duas Histórias em Quadrinhos e um Estudo Dirigido desenvolvidos pelos participantes a partir de categorias analíticas fundamentadas no referencial teórico adotado e relacionadas a partir do quadro da A.S.I. Nossas análises nos permitem inferir que a metodologia ABP se mostrou uma alternativa viável para a construção de conceitos processuais e de natureza sistêmico-complexa, orientando os estudantes para uma (re) elaboração conceitual, de forma articulada e paradigmática. Isto pôde ser comprovado via relação de quase implicação entre a fase de formação do conceito e o paradigma complexo, evidenciando que quão mais elaborado for o conceito, o estudante tenderá a permear o paradigma complexo da ciência. Portanto, a utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise das produções incluídas na investigação expandiu a visão de uma abordagem exclusivamente qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados.

Biografia do Autor

Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre pelo mesmo Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Processos de construção de significados em ensino das Ciências e Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (2014-2019). Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra - ETEASD (2014). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFRPE (2014-2016) e como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC da UNIFG (2016/2017). Atuou como voluntária na Extensão Universitária da UNIFG - Humaniza, cujo projeto promove ações comunitárias em saúde no Município de Jaboatão dos Guararapes. Atualmente leciona a disciplina de Biologia (voluntária) no Projeto Rumo à Universidade (PRU) e integra o grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE).

Alzira Carla de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Biologia pela UFPE e Licenciada em Ciências Biológicas pela UPE. Atualmente professora da educação básica do Estado de Pernambuco, onde leciona a disciplina de Biologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Biologia, Histórias em quadrinhos, Formação de Professores e Tecnologia na Educação.

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas AM University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science. É também licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE) e especialista em Ensino de Biologia (Universidade Cândido Mendes, UCAM). Mestrado em Zootecnia (UFRPE). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique, ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE) e em Science de lÉducaton et la Formation pela universidade francesa. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação. Professor efeftivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pelo IFSertãoPE Campus Salgueiro.

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e, com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, (moléculas biologicamente ativas), desenvolvendo ensaios pré clínicos de polissacarídeos e lectinas quanto à atividade esquistomicida, antitumoral, e especialmente na modulação dos processos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conteúdos/conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, fazendo parte da Coordenação deste Polo no biênio 2022-2024.

Referências

ALMOULOUD, A. S.; COUTINHO, C. Q. E. S.; SILVA, J. F. Mapeamento de conhecimentos de professores sobre tecnologias de informação e comunicação e seus usos didático-pedagógicos. In: Régnier, J-C., Slimani, Y. Gras, R. (Org.) Analyse Statistique Implicative. Des sciences dures aux sciences humaines et sociales. Tunisie: ARSA, 2015.

ANDRADE-MONTEIRO, A. S. F.; Brayner-Lopes, F. M.; Carneiro-Leão, A. M. A. Mobilizando os saberes docentes: Rumo à compreensão dos processos biológicos em uma perspectiva Sistêmico-Complexa. Revista Ensaio, v. 21, e. 10426, 2019.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

BENDER, W. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRAYNER-LOPES, F. M. Formação de docentes universitários: num complexo de interações paradigmáticas. 2015. 260 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

CASTAMAN, A. S.; DE BORTOLI, L. Â. Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 32-44, 2020.

FILATRO, A; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

GUERRA, R. A. T. et. al. Caderno Virtual. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

JORDÃO, D. Uso das metodologias ativas no enfrentamento do bullying: uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 18, n. 40, p. 237-260, 2024.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 8. ed., São Paulo: Atlas, 2017.

MARIOTTI, H. As paixões do ego: Complexidade, política e solidariedade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2000.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Bacich, L.; Moran, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

RÉGNIER, J.-C.; ANDRADE, V. L. V. X. Análise Estatística Implicativa e Análise de Similaridade no Quadro Teórico e Metodológico das Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática com a utilização do Software CHIC. 1. ed. Recife: EDUFRPE, 2020.

SÁ, R. G. B. Um estudo sobre a evolução conceitual de respiração. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2007.

SANTOS DE AQUINO, R. Ensino de ciências em cultura cruzada: a formação de conceitos em sala de aula multicultural em Salgueiro, Pernambuco, Brasil. 2022. 362 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.

SANTOS, D. F. A. Dos; CASTAMAN, A. S. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 334-357, jan./abr. 2022.

SANTOS, J. L. G.; ERDMANN, A. L.; MEIRELLES, B. H. S.; LANZONI, G. M. M. L.; CUNHA, V. P.; ROSS, P. Integração entre dados quantitativos e qualitativos em uma pesquisa de métodos mistos. Texto Contexto Enferm, v. 26, n. 3, 2017.

SILVA, M. A. M. Aprendizagem Baseada em Projetos: fundamentos teórico-metodológicos e perspectivas didáticas. Peer Review, v. 6, n. 8, p. 309-328, 2024.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma abordagem integrada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SOLNER, T. B.; FERNANDES, L. S.; FANTINEL, L. O ensino de bioquímica: uma investigação com professores da rede pública e privada de ensino. Revista Thema, v. 17, n. 14, p. 899-911, 2020.

VARGAS, L. H. M. A Bioquímica e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, n.1/jan-jun, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes (traduzido do thought and language por Jefferson Luiz Camargo), 1999.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 3. ed., 2005. Tradução Jefferson Luiz Camargo.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

CORDEIRO, Priscila Aparecida dos Santos; DIAS, Alzira Carla de Oliveira; AQUINO, Rafael Santos de; LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro. Conceitos bioquímicos na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos à luz da Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 50–68, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1116. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1116. Acesso em: 20 abr. 2025.