Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura

Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review

Auteurs

  • GILMAR HERCULANO DA SILVA IF SERTAO PE
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.399

Mots-clés :

EPT, Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais, Computação

Résumé

A matemática é uma área base para a aprendizagem de outras disciplinas, sendo uma ciência que dialoga seja na área de Ciências Exatas ou em outras.  Observa-se que, com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o campo do Pensamento Computacional (PC) tem contribuído com a Matemática, colaborando com formas de ensino integrado e interdisciplinar. Assim, uma abordagem pedagógica torna-se atrativa quando promove o estudante protagonista de sua aprendizagem, aspecto inerente à abordagem STEAM, a qual visa uma aprendizagem pautada na colaboração e soluções entre áreas.  Este trabalho objetivou identificar as práticas e experiências com o PC e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com foco na matemática e informática. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que foi realizada a partir das publicações de artigos em periódicos científicos e trabalhos completos publicados em anais de eventos disponíveis na Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SOL-SBC). Foram encontrados 23 resultados, dentre os quais 20 atendiam ao primeiro critério de inclusão. Após a leitura integral dos artigos, percebeu-se que 01 deles fugia do tema de interesse e não apresentava experiências positivas com STEAM e PC sendo divergente com o segundo critério de inclusão. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam que há engajamento dos estudantes para trabalhos interdisciplinares envolvendo o PC com a matemática e informática, além de que as experiências e práticas incentivam o uso de softwares educacionais, uso da robótica, a gamificação e também a computação desplugada, possibilitando um espaço para o uso de metodologias ativas e STEAM.

Palavras-chave: Computação, TDIC, Metodologias, EPT. 

Références

ALMEIDA, Thiago De; CASTRO, Thais; GADELHA, Bruno. Um Relato de Experiência sobre o Uso do Pensamento Computacional para Potencializar o Ensino de Ciências na Rede Básica de Ensino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25, 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 657-666. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13214. Acesso em: 6 out. 2022.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora, 2020.

BARROS, Taiser T. T.; REATEGUI, Eliseo Berni; TEIXEIRA, Adriano C.. Estudo sobre um curso de formação em Pensamento Computacional para professores do ensino básico das áreas de Matemática e Informática. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 2021. Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 31-40

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. (versão final). Brasília: MEC, 2018.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 9 out. 2022.

GOMES DA SILVA, G.; OLIVEIRA, F. K. de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.308. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 6 out. 2022.

GUIMARÃES, Victória; PESSOA, Larissa; FOLZ, Raquel; MARTINS, Lia; FREITAS, Rosiane de. E aí meninas, qual vai ser? Agora sua carreira o jogo STEAM ParPow pode te ajudar a escolher. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais XV Women in Information Technology. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 71-80. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/15843/15684. Acesso em: 6 out. 2022.

LISBÔA, E. S. et al. Clubes de Programação com Scratch nas Escolas e a Interdisciplinaridade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23. 2017, Recife. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1174-1178

MARINHO, Francisco; MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. UpRobotics: Robótica Educacional Utilizando Linguagem Visual Baseada em Blocos. In: TRABALHOS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 10. , 2020, Evento Online. Anais do Estendidos do simpósio brasileiro de engenharia de sistemas computacionais (sbesc). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 127-132. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbesc_estendido/article/view/13101/12954. Acesso em: 6 out. 2022.

NUNES, Natália Bernardo; BONA, Aline Silva De. O pensamento computacional e algumas questões da OBMEP como Metodologias inovadoras para as aulas de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 8. , 2021, Evento Online. Anais do VIII Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 9-12. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/encompif/article/view/15943/15784. Acesso em: 6 out. 2022.

OLIVEIRA, K. L. et al. Pensamento Computacional, Robótica e Educação: um Relato de Experiência e Lições Aprendidas no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1279-1283. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13301/13154. Acesso em: 6 out. 2022.

PADUA, Yuri; FELIPUSSI, Siovani. Zerobot e Matemática: Relato de experiência usando robôs programáveis no Ensino Fundamental 1. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 687-696. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13217/13070. Acesso em: 6 out. 2022.

PEREIRA, F. T. S. S. et al. Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 315-324. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13179/13032. Acesso em: 6 out. 2022.

Pereira, L; Istotani, S.; Toda, A. Pensamento Computacional no contexto da BNCC, aplicado a projetos de empreendedorismo como fator de inclusão social. In: Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. V.1, 2020.

RODRIGUES, Amanda Karollyne Monteiro; SILVA, Ana Paula Mundim; CARNEIRO, Murillo Guimarães. Ensino de Pensamento Computacional para alunos do ensino básico usando Computação desplugada e Scratch. Em Extensão, Uberlândia, v.20, n.2, p.228-240, 2021.

SANTOS, Cicero; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 570-579.

SALES, Selma Bessa; SILVA, Ronald Brasil; SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; NASCIMENTO, Marcos Dionisio Ribeiro do. Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23. , 2017, Recife. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 538-547. Disponível em:

SANTANA, A. L. M. et al. Tem Ideia na Rede: Inserindo o Pensamento Computacional na Rede Municipal de Ensino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23, 2017, Recife. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 1032-1041. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16339/16180. Acesso em: 6 out. 2022.

SOUSA, L. et al. Robótica Educacional em escolas públicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1184-1188. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13282/13135. Acesso em: 6 out. 2022.

SILVA, Deivid Eive dos Santos; SOBRINHO, Marialina Corrêa; VALENTIM, Natasha. Criação de Jogos Educacionais para apoiar o Ensino da Matemática: um Estudo de Caso no Contexto da Educação 4.0. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 1179-1183.

SILVA, Fernanda Martins da; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Matemática e o Pensamento Computacional: uma análise na pesquisa brasileira. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá/MT. 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php.

SILVA, Luís Antônio dos Santos; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Mapeamento Sistemático dos Artigos do Estado da Arte sobre Experimentos com Pensamento Computacional no Ensino Básico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32, 2021, Online. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 976-988

SOUZA, D. Lightbot Logicamente: um game lúdico amparado pelo Pensamento Computacional e a Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24. 2018, Fortaleza, CE. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 61-69. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/14317/14162. Acesso em: 6 out. 2022.

TAVARES, Conceição A.; SALVADOR, Lais N.; VIOLA, Denise. O Raciocínio Computacional para a Educação Básica: considerações sobre o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23. , 2017, Recife. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 558-567.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2006/3/5977-computational-thinking/fulltext. Acesso em: 8 jun. 2022.

XAVIER, Eduardo Abreu; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; SOARES, Maria Arlita da Silveira; ROMIO, Leugim C.. Pensamento Computacional integrado à Matemática na BNCC: proposta para o primeiro ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021, Online. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 989-1001.

Téléchargements

Publiée

2022-12-31

Comment citer

DA SILVA, G. H.; DE OLIVEIRA, F. K. Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura: Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.399. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/399. Acesso em: 24 nov. 2024.