Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura

Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review

Autores

  • GILMAR HERCULANO DA SILVA IF SERTAO PE
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Palavras-chave:

EPT, Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais, Computação

Resumo

A matemática é uma área base para a aprendizagem de outras disciplinas, sendo uma ciência que dialoga seja na área de Ciências Exatas ou em outras.  Observa-se que, com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o campo do Pensamento Computacional (PC) tem contribuído com a Matemática, colaborando com formas de ensino integrado e interdisciplinar. Assim, uma abordagem pedagógica torna-se atrativa quando promove o estudante protagonista de sua aprendizagem, aspecto inerente à abordagem STEAM, a qual visa uma aprendizagem pautada na colaboração e soluções entre áreas.  Este trabalho objetivou identificar as práticas e experiências com o PC e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com foco na matemática e informática. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que foi realizada a partir das publicações de artigos em periódicos científicos e trabalhos completos publicados em anais de eventos disponíveis na Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SOL-SBC). Foram encontrados 23 resultados, dentre os quais 20 atendiam ao primeiro critério de inclusão. Após a leitura integral dos artigos, percebeu-se que 01 deles fugia do tema de interesse e não apresentava experiências positivas com STEAM e PC sendo divergente com o segundo critério de inclusão. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam que há engajamento dos estudantes para trabalhos interdisciplinares envolvendo o PC com a matemática e informática, além de que as experiências e práticas incentivam o uso de softwares educacionais, uso da robótica, a gamificação e também a computação desplugada, possibilitando um espaço para o uso de metodologias ativas e STEAM.

Palavras-chave: Computação, TDIC, Metodologias, EPT. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

DA SILVA, G. H.; DE OLIVEIRA, F. K. Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura: Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/399. Acesso em: 29 mar. 2024.