Projeto interdisciplinar de olerícolas sob cultivo orgânico: sustentabilidade e proficiência escrita
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v1i1.210Mots-clés :
Horta comunitária, Pesquisa, Interdisciplinaridade, Produção TextualRésumé
A elaboração de projetos na graduação é uma etapa imprescindível. Ao desenvolvê-lo, definem-se objetivos e metas de uma determinada pesquisa. A implantação de olerícola em horta comunitárias com cultivo orgânico pressupõe a execução de um projeto interdisciplinar eficaz. O objetivo deste trabalho foi instalar, com os alunos da turma do I período de Fruticultura Irrigada, uma horta orgânica comunitária no Colégio Municipal do assentamento Água Viva I. Desenvolveu-se a pesquisa qualitativa. Utilizou-se o método indutivo. Fez-se estudo de caso. A partir da problemática da ineficiência de interpretação e produção textual dos discentes, produziram-se mini-projetos. Na análise dos textos, foram utilizados fatores de textualidade, percebeu-se um avanço considerável na escrita dos discentes. A relevância do tema propiciou aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em sala. Cabe as Instituições de Ensino primar para que o nível de letramento seja ampliado. Das sementes implantadas, germinaram 100%.
Références
ANDRADE, M. C. O. Atlas escolar de Pernambuco. João Pessoa: GRAFSET, 2003.
BARCIOTTE, Maria Lucia. A importância da educação para o consumo responsável. RJ: Nova Fronteira, 2002.
BARROS, J. D. O Projeto de Pesquisa em História. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CERVEIRA, R. Perfil de consumidores de produtos orgânicos. Disponível em: www.megaagro.com.br/organica.
COSTABEBER. J. A. Agroecologia: Processo de transição no RS, Brasil. RS: UVG, 2000.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. RJ: Lucerna, 2007.
ESPINDOLA, J. A. A.; et AL. Adubação verde para hortaliças. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 46, Resumos..., Goiânia, GO. 2006, p.3535.
FAZENDA, Ivani Catarina, A. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. – 5° Ed. SP: Loyola, 2002.
FEUERSTEIN, Reuven. Aprendizagem mediada dentro e fora da sala de aula. Tradução José Francisco de Azevedo – 3a Ed, SP: Instituto Pieron de Psicologia aplicada, 2002.
FILGUEIRA, F. A. R. Novo Manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. Ed. Viçosa, MG: UFV, 2007.
FRANCE, L. D. A inovação como estratégia de diferenciação na agricultura. Disponível em: www.sielo.com.br.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão Ambiental na Educação. 8. ed. SP: Papirus, 2007.
KOCH, Ingedore G.Villaça. Introdução a Linguística textual. 2. ed. SP: Martins, Fontes,2006.
______________________. O texto e a construção de sentidos – 9. Ed, SP: Contexto, 2008.
MACEDO, Neusa Dias. Iniciação a Pesquisa Cientifica. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 1995.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa. 5a Ed : Campinas, SP, Papirus, 2001.
MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. 8. Ed. São Paulo: atlas, 2009.
OLIVEIRA, E. Q. et al. Cultivo consorciado com hortaliças. Horticultura Brasileira. Brasília, v. 22, n. 2, 2004.
PELICIONI, M. C. F. Educação em saúde e educação ambiental estratégias de construção da escola promotora da saúde. Livre-Docência. Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, 2000.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
RAMOS E. L. A Reforma como paradigma: um Estudo de caso na EAF-Rio Verde. Dissertação de Mestrado.
ROJO, Roxante et al. A prática de linguagem em sala de aula - praticando os PCNs. SP: EDUC/PUC-SP, 2000, P.27-38.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SOUZA, Jacimar Luis de.; REZENDE, Patrícia Lacerda. Manual de Horticultura Orgânica. Viçosa: 2003a. 564 p.
SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento Econômico. 5o ed.. São Paulo: Atlas, 2005.
XAVIER, F. A. da Silva; MAIA, S. M. Ferreira; OLIVEIRA, T. Senna de; MENDONÇA, E. de Sá. Biomassa microbiana e matéria orgânica leve em solos sob sistema agrícola orgânico e
convencional. CE: Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.30, n.2. p. 247-258, 2006.