Comportamentalismo, Cognitivismo e Humanismo: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Daniel Everson da Silva Andrade IFSertãoPE
  • Antônio Ferrão Paiva Pinto Neto IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Josilene Almeida Brito IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.95

Palabras clave:

Teorias de aprendizagem, Educação profissional tecnológica, teóricos

Resumen

O artigo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura com vistas a traçar um panorama histórico das teorias de aprendizagem, tendo como foco o comportamentalismo, o cognitivismo e o humanismo e suas colaborações para o campo da educação profissional tecnológica. A revisão narrativa foi escolhida como método de elaboração deste artigo por permitir uma descrição do estado da arte do tema sob o ponto de vista da fundamentação teórica, interpretação e síntese dos conceitos. Buscou-se abordar o behaviorismo de Watson (radical) e Skinner (metodológico), sendo que Skinner foi quem mais teve influência na educação, com ênfase no ensino-aprendizagem. Já no cogntivismo buscou-se abordar a ótica de Bruner, Piaget, Vergnaud, Vygotsky, Ausebel, Novak, Gowin. Por fim a concepção Humanista de Carl Rogers e Paulo Freire. Seja no campo comportamentalista, cognitivista ou humanista, conclui-se que as teorias de aprendizagem devem ser entendidas de forma crítica pelo professor.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

ANDRADE , D. E. da S. .; NETO , A. F. P. P.; OLIVEIRA , C. A. de .; BRITO , J. A. . Comportamentalismo, Cognitivismo e Humanismo: uma revisão de literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 222–241, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.95. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/95. Acesso em: 22 dic. 2024.