Percepção dos alunos do ensino médio sobre as aulas de educação física

Autores/as

  • Elisiane Pereira de Lima Autarquia Educacional de Serra Talhada
  • Thiago Ricardo dos Santos Tenório IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i2.156

Palabras clave:

Adolescentes, Atividade Física, Ensino

Resumen

RESUMO: A atividade física é entendida como meio de promoção de saúde, estando inserida como a cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física visa integrar o aluno na sociedade de forma o mesmo se torne atuante diante da sua realidade. O Ensino Médio é caracterizado pela presença de um público adolescente que, passando por mudanças biopsicossociais, apresentam diversas reações diante das aulas de Educação Física. Desta forma, presente trabalho tem como objetivo analisar por meio de revisão bibliográfica narrativa a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Por meio da compilação e síntese de estudos anteriores conclui-se que aulas bem elaboradas e com um bom domínio do professor diante das possíveis adversidades os alunos afirmam gostar das aulas e as consideram essenciais no currículo escolar.

Citas

AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J.;

BZUNECK, J. A. Considerações sobre a Auto-

eficácia Docente. In: AZZI, R.G. e

POLYDORO, S.A.J. Autoeficácia em

diferentes contextos. Campinas, SP: Editora

Alínea, 2006. p.149-159.

BECKER, D. O que é adolescência. 13. ed. São

Paulo: Brasiliense, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da

Educação Média e Tecnológica. Parâmetros

Curriculares Nacionais: Ensino Médio /

Ministério da Educação. Secretaria de Educação

Média e Tecnológica / Brasília: Ministério da

Educação, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de

Ensino Fundamental. Parâmetros

Curriculares Nacionais: 5a a 8a séries. Brasília.

MEC/SEF, 1998.

BRANDOLIN, F. et al. A percepção dos

alunos sobre a educação física no ensino

médio Rev. Educ. Fís/UEM, v. 26, n. 4, p. 601-

, 4. trim. 2015.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno:

Contribuições à psicologia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2002.

CARDOSO, A.G., NUNEZ, P.R.M. Percepção

dos alunos do ensino médio em relação às

aulas de educação física. Coleção Pesquisa em

Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p.

-132, 2014.

CASTUERA, R. (2004). Motivación, Trato de

Igualdade, Comportamento de Discplina y

Estilos de Vida Saludables en Estudiantes de

Educación Física em Secundária. Tesis

Doctoral. Universidad de Extremadura. Facultad

de Ciencias del Deporte.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do

Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,

COSTA, C. et al. Percepção dos alunos do

ensino médio de Catanduvas quanto às aulas

de Educação Física. EFDesportes. Revista Digital. Buenos Aires, ano 19, n° 195, agosto de

DIECKERT, J. et al. A Educação Física no

Brasil – A Educação Física Brasileira. In:

DIECKERT, J. et al. Elementos e Princípios da

Educação Física. Uma Antologia. Rio de

Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

FERREIRA, M. L. S. et al. Pensar a Prática,

Goiânia, v. 17, n. 3, p. 734-750, jul./set. 2014.

GUTIERREZ, W. História da Educação Física.

S/e. Porto Alegre, Ed. Ipa, 1972.

JACKSON, B. et al. Students tripartite

efficacy beliefs in high school physical

education: within- and cross-domain relations

with motivational processes and leisure-time

physical activity. Journal of sport & exercise

psychology, v. 35, p. 72-80, 2013.

KUNZ, E. Transformação Didático-

Pedagógico do Esporte. 7° ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação

Física na Adolescência: construindo o

conhecimento na escola. São Paulo: Phorte,

OLIVEIRA, J. Profissão líder: desafios e

perspectivas. São Paulo: Saraiva 2006.

RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história

e na arte. São Paulo: Ibrasa. 1982.

SOUZA JR, M. et al. Coletivo de autores: A

cultura corporal em questão. Rev. Bras.

Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-

, abr./jun. 2011.

SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar.

Rio de Janeiro, RJ. Sprint: 2003.

SOUZA JR, Samuel. et al. A formação do

profissional de educação física no Brasil: uma

história sob a perspectiva da legislação federal

no século XX. Rev. Bras. Cienc. Esporte,

Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

LIMA, E. P. de .; TENÓRIO , T. R. dos S. . Percepção dos alunos do ensino médio sobre as aulas de educação física. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 86–92, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i2.156. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/156. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências da Saúde - Artigos