Teorias da aprendizagem aplicadas na EPT: correlação com os constructos pessoais de George Kelly

Autores

  • Yane Ferreira Machado IFSertãoPE
  • Willian da Silva Melo IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Francisco Kelsen de Oliveira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.90

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, homem-cientista, abordagens da aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática acerca das principais abordagens teóricas da aprendizagem empregadas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e explora como a abordagem cognitivista de George Kelly pode oferecer contribuições para essa área da educação. Foi percebida uma maior ênfase no uso de abordagens cognitivistas e humanistas nas experiências relatadas nos trabalhos, bem como a utilização da aprendizagem colaborativa em contextos que envolvem recursos tecnológicos e da teoria da aprendizagem significativa em que o estudante é considerado como possuidor de saberes prévios, e isso deve ser valorizado e incorporado no processo de ensino-aprendizagem. Em relação à abordagem dos constructos pessoais de George Kelly, considera-se que ela pode contribuir para tornar o processo educacional mais alinhado ao desenvolvimento dos educandos, contudo, o sistema educacional brasileiro ainda apresenta uma grande ênfase em metodologias tradicionais e isso acaba dificultando outros arranjos na relação de ensino-aprendizagem nos espaços formais de educação.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

MACHADO, Y. F. .; MELO, W. da S. .; OLIVEIRA , C. A. de .; OLIVEIRA, F. K. de . Teorias da aprendizagem aplicadas na EPT: correlação com os constructos pessoais de George Kelly. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 151–165, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.90. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/90. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos