Potencial da tecnologia eletrolítica para o tratamento de águas de lavagem de filtro

Autores

  • Gabriele da Silva Aguiar Maciel IFCE CAMPUS QUIXADÁ
  • Ana Quézia Avelino de Queiroz IFCE CAMPUS QUIXADÁ
  • Reinaldo Fontes Cavalcante IFCE CAMPUS QUIXADÁ
  • Nidson Maia Maciel IFCE CAMPUS QUIXADÁ
  • Bernardo de Lima Melo IFCE CAMPUS QUIXADÁ

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.992

Palavras-chave:

Eletrocoagulação; Reuso; Efluentes.

Resumo

Nos últimos 100 anos, houve um grande crescimento no uso mundial dos recursos hídricos, o que desencadeará até 2030 uma intensa escassez hídrica. Nesse sentido, é possível observar a importância da busca por soluções para essa problemática por meio do estudo do Potencial da tecnologia eletrolítica para o tratamento de águas de lavagem de filtro e seu reuso, para que, por meio desse estudo se tenha um maior entendimento do manuseio dos recursos hídricos, seu gerenciamento e o incentivo por alternativas que possam amenizem essa questão. Diante disso, a utilização da eletrocoagulação como um tratamento em potencial de efluentes se apresenta como uma ferramenta útil, de fácil manuseio e eficaz. O presente trabalho seguiu os moldes de uma revisão bibliográfica, realizando pesquisas e buscas por trabalhos científicos na plataforma Google Acadêmico e Sciencedirect, deu-se preferência a trabalhos práticos, descritivos e com resultados recentes que demonstrassem o avanço do potencial da tecnologia eletrolítica para o tratamento de águas de lavagem de filtro. Tomando por base as discussões levantadas neste trabalho, é possível observar o potencial da eletrocoagulação para o tratamento de água de lavagem de filtro das Estações de Tratamento de Água (ETA), tornando possível sua reutilização dentro da própria ETA ou em atividades externas, como a fertirrigação, considerando os níveis alcançados de remoção de Turbidez e coliformes termotolerantes.

Referências

ANA declara situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica do Paraná. Gov.br, 2021. Disponível em: ANA declara situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica do Paraná — Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (www.gov.br). Acesso em: 31 de Janeiro de 2024.

ARAÚJO, Juliana Alencar Firmo de et al. Caracterização das águas de lavagem dos filtros de uma estação de tratamento de água: estudo de caso na ETA Gavião-CE. 2019.

ARAÚJO, Tulio Campos de et al. Recuperação de alumínio contido no lodo de processo de eletrocoagulação. 2020.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 382, de 26 de dezembro de 2006.

BRASIL. Ministerio do Meio Ambiente. Resolução CONAMA Nº 503 DE 14 de dezembro de 2021.

CAVALCANTE, Reinaldo Fontes. Aplicação da tecnologia eletrocoagulação operada por corrente direta pulsada no pré-tratamento de águas eutrofiizadas do sertão central cearense. 2020.

CONAMA – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – (BRASIL). Resolução N° 357, de 29 de março de 2005. DOU N° 053 de 18/03/2005.Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece a condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459>. Acesso em: 20 de Fev. 2024.

FOLLMANN, Hioná Valéria Dal Magro et al. Valorização do lodo resultante de processo de eletrocoagulação para tratamento de esgoto sanitário: recuperação e reutilização do alumínio e estudo da adequabilidade e segurança do lodo para uso na agricultura. 2021.

GOERCK, Janaina et al. Eletrocoagulação como pós-tratamento do efluente de um wetland construído de escoamento vertical. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 26, p. 113-121, 2021.

ISMAIL, Isadora Alves Lovo. Plano de segurança da água de lavagem de filtros de estações de tratamento de água de ciclo completo. 2020.

LAZARO, Lira Luz Benites et al. Assessing water scarcity narratives in Brazil–Challenges for urban governance. Environmental Development, v. 47, p. 100885, 2023.

LEVORATO, Paulo Henrique Ramos. Estudo do processo de eletrocoagulação aplicado em efluente real da indústria de metalmecânica. 2023.

MACIEL, Nidson Maia. ANALISE DO DESEMPENHO DA APLICAÇÃO DE UM REATOR ELETROLÍTICO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE FILTRO DA ETA DE QUIXADÁ. 2023.

MENEZES, Ana C. L. S. M. de et al. Caracterização da água de lavagem de uma estação de tratamento de água, com vistas ao reuso. 2021.

MESQUITA, Camila Luciana Silva de. Hidrogênio verde, uma alterna?va promissora em solos brasileiros: Uma revisão bibliográfica. 2022.

MÖNSTER, William. Avaliação de desempenho entre duas tecnologias de tratamento de água – estudo de caso: tecnologia de filtração lenta x tecnologia de tratamento convencional. 2020. 105p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, 2020.

MORENO, João Gabriel Brito. Remoção de fosfato dissolvido em solução aquosa através do processo de eletrocoagulação com eletrodos de cobre. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

NALEVAIKO, Jaqueline Zanovelli; RUFATO, Everton Duim; TELEKEN, Joel Gustavo. REDUÇÃO DE DQO E TURBIDEZ EM EFLUENTE DE ABATEDOURO DE AVES TRATADO POR ELETROCOAGULAÇÃO. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 10, n. 3, p. 341-357, 2021.

NIDHEESH, P.V. et al. Emerging applications, reactor design and recent advances of electrocoagulation process. Process Safety And Environmental Protection, [S.L.], v. 166, p. 600-616, out. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.psep.2022.08.051.

PEREIRA, Thiago Castanho et al. Aplicação da eletrocoagulação assistida por radicais livres na remoção de p-nitrofenol em solução aquosa. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

PES, Fernanda da Silva. Potencial de um sistema de eletrocoagulação-flotação para o pré-tratamento e reciclo da água de lavagem de filtros em uma estação de tratamento de água. 2023.

ROMANI, Maurício et al. Estudo dos fenômenos de ativação de eletrodos, difusão e migração iônica em meio eletrolítico e sua representação matemática da demanda energética no processo de eletrocoagulação: o papel da condutividade elétrica na remoção de poluentes. 2020.

SCHNEIDER, Jaine et al. Avaliação da eletrocoagulação e otimização de processo microbiológico de tratamento de efluente de uma indústria de cosméticos. 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

TEGLADZA, Isaac Delove et al. Electrocoagulation processes: A general review about role of electro-generated flocs in pollutant removal. Process Safety and Environmental Protection, v. 146, p. 169-189, 2021.

TAHREEN, Amina; JAMI, Mohammed Saedi; ALI, Fathilah. Role of electrocoagulation in wastewater treatment: A developmental review. Journal of Water Process Engineering, v. 37, p. 101440, 2020.

UNITED NATIONS. Educactional, Scientific na Cultural. Organization: (World Water Development Report – WWDR 2021). Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos 2021: O valor da água. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375751_por.locale=en . Acesso em: 31 de janeiro de 2024.

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade e ao tratamento das águas e ao tratamento de esgotos. 3ª ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

DA SILVA AGUIAR MACIEL, G.; AVELINO DE QUEIROZ, A. Q. .; FONTES CAVALCANTE, R. .; MAIA MACIEL, N. .; DE LIMA MELO, B. Potencial da tecnologia eletrolítica para o tratamento de águas de lavagem de filtro. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1573–1585, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.992. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/992. Acesso em: 21 nov. 2024.