Aplicações do cálculo diferencial no cotidiano

Autores

  • Thiago de Oliveira Gomes IFSertãoPE
  • Raquel Costa da Silva IFSertãoPE
  • Leonardo Bernardo de Morais IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i3.82

Palavras-chave:

Matemática Aplicada, Derivadas, Cotidiano

Resumo

A Matemática teve seu surgimento nos problemas práticos que a humanidade se deparava no princípio da caminhada do conhecimento. Em vista disso, ela se relaciona intrinsecamente a realidade. Notadamente, o cálculo mostra-se vasto com relação a sua aplicabilidade as mais variadas situações do dia a dia. Desse modo, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo o estudo e posteriormente a identificação de situações cotidianas passíveis de serem modeladas por funções e resolvidas através do cálculo diferencial. Fazendo-se o estudo das derivadas e de suas aplicabilidades, confirmado por meio de atividades desenvolvidas na fase de maturação da pesquisa, encontrou-se a presença do cálculo diferencial em situações corriqueiras, tais como ao lavar roupas, na minimização do comprimento de um varal e na localização da carteira com melhor ângulo de visão. Expondo dessa maneira, como a Matemática e, mais especificamente o cálculo diferencial está ligado ao cotidiano das pessoas e como esse pode ser utilizado na análise e solução de problemas do nosso dia a dia.

Referências

BOYER, Carl B. História da matemática. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2004.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 8. São Paulo: Atual, 1999.

IME - USP. História das derivadas. Disponível em < http://ecalculo.if.usp.br/histo-ria/historia_derivadas.htm>. Acesso em 31 Ago. 2017.

PARANHOS, Marcos de Miranda. Geometria Dinâmica e o Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo: PUC-SP, 2009.

SILVA, Juscelino Pereira. A Derivada e Algumas Aplicações. Teresina: EDUFPI, 2012.

STEWART, James. Cálculo. 6 ed. São Paulo: Cengage Leaning, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

GOMES , T. de O. .; SILVA, R. C. da .; MORAIS, L. B. de . Aplicações do cálculo diferencial no cotidiano. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 330–341, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i3.82. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/82. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos