Estratégias didáticas para o ensino de botânica na Educação Básica: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Hélio Souza dos Reis Universidade do Estado da Bahia
  • Neuber Santos Duarte Universidade do Estado da Bahia
  • Maria José Souza Pinho Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.638

Palavras-chave:

Aprendizagem em Biologia, Ensino de Ciências, Recursos didáticos

Resumo

Despertar nos alunos o interesse pela botânica pode ser algo desafiador em algumas salas de aula, principalmente se o ensino for baseado em procedimentos pedagógicos tradicionais, como aqueles restritos ao uso exclusivo de livros didáticos e exposição dos conteúdos. Para reverter essa situação, nota-se que é imprescindível a utilização de metodologias que tornem o ensino mais contextualizado e dinâmico. Desta forma, esta pesquisa buscou investigar a utilização de estratégias didáticas no ensino e aprendizagem da botânica na Educação Básica. Os procedimentos metodológicos se basearam em uma revisão de literatura de abordagem exploratória, utilizando três bases de dados: SciELO, CAPES e Google Scholar. Alguns dos critérios de inclusão para busca foram: artigos publicados entre 2014 e 2021 de natureza empírica que abordam temáticas a respeito da produção e validação de alguma estratégia didática para o ensino e aprendizagem da botânica. Essa análise evidenciou que a utilização de recursos pedagógicos diferenciados, que fogem do tradicional, tornam o ensino mais dinâmico, atrativo e contribui para a compreensão de conhecimentos dos conteúdos da botânica pelos estudantes.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

SOUZA DOS REIS, H.; SANTOS DUARTE, N.; SOUZA PINHO , M. J. . Estratégias didáticas para o ensino de botânica na Educação Básica: uma revisão bibliográfica . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 941–952, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.638. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/638. Acesso em: 27 jul. 2024.