Educação profissional no eixo de recursos naturais: repensando as ferramentas pedagógicas em busca de um currículo vivo

Autores

  • Rosilene Almeida Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Alberto Batista dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Roberto Remígio Florêncio IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.562

Palavras-chave:

Análise documental, Ensino Técnico, Recursos Naturais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da análise dos documentos legais que fundamentam a educação profissional nos âmbitos municipal, estadual e federal e a organização do currículo escolar no ensino médio integrado à educação profissional, no eixo de recursos naturais. A coleta das informações foi realizada através da análise documental de ementas, matrizes curriculares, planos de curso, projeto político-pedagógico, legislações e documentos administrativos, como atas e fichas funcionais. A Análise resultou na sistematização dos dados com base nas potencialidades e fragilidades inerentes ao currículo do Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho, em Curaçá/BA. Os resultados propõem uma (re)definição de estratégias e ferramentas inovadoras, capazes de aprimorar o currículo para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. Nesse estudo, considera-se que contextualizar o currículo é o maior passo para garantir a oferta da formação técnica em nível médio de forma dinâmica, eficiente e humana.

Biografia do Autor

Rosilene Almeida Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - PPGEcoH/UNEB. LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA - FFPP/UPE (2005) e Especialização em GESTÃO ESCOLAR pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (2011).

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE), Atua na área de Zoologia, Conservação da Biodiversidade, Etnozoologia e Etnoecologia. Biólogo/Etnobiólogo, Mestre em Zoologia (UESC), Professor da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental DTCS/UNEB

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

SILVA, R. A.; SANTOS, C. A. B. dos .; FLORÊNCIO, R. R. Educação profissional no eixo de recursos naturais: repensando as ferramentas pedagógicas em busca de um currículo vivo. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 482–491, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.562. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/562. Acesso em: 22 dez. 2024.