Educação profissional no eixo de recursos naturais: repensando as ferramentas pedagógicas em busca de um currículo vivo
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.562Palabras clave:
Análise documental, Ensino Técnico, Recursos NaturaisResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados da análise dos documentos legais que fundamentam a educação profissional nos âmbitos municipal, estadual e federal e a organização do currículo escolar no ensino médio integrado à educação profissional, no eixo de recursos naturais. A coleta das informações foi realizada através da análise documental de ementas, matrizes curriculares, planos de curso, projeto político-pedagógico, legislações e documentos administrativos, como atas e fichas funcionais. A Análise resultou na sistematização dos dados com base nas potencialidades e fragilidades inerentes ao currículo do Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho, em Curaçá/BA. Os resultados propõem uma (re)definição de estratégias e ferramentas inovadoras, capazes de aprimorar o currículo para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. Nesse estudo, considera-se que contextualizar o currículo é o maior passo para garantir a oferta da formação técnica em nível médio de forma dinâmica, eficiente e humana.
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