Análise entre Parênteses de Gutenberg e a convergência televisiva na perspectiva da identificação do usuário.
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.443Palavras-chave:
Parêntese de Gutenberg, TV Interativa, Identificação, Convergência das mídiasResumo
A tese denominada Before the Gutenberg Parenthesis: Elizabethan-American Compatibilities relata a revolução digital que iniciou com a impressão de Gutenberg e vem convergindo após o surgimento da World Wide Web. As mídias, como os computadores pessoais, vivem seu momento de “Parêntese de Gutenberg”, passando por uma convergência junto a televisão convencional, surgindo a Televisão Interativa, em se tratando de identificação e personalização dos usuários. O objetivo deste trabalho é apresentar uma comparação entre a realidade da convergência televisiva no que tange a identificação do telespectador e a realidade aplicada ao conceito do Parêntese de Gutenberg. A metodologia deste trabalho, além da pesquisa bibliográfica através de trabalhos relacionados, consiste na busca por elementos norteadores que venham apresentar uma proposta de convergência das mídias relacionadas ao cenário de identificação de usuários de Televisão Interativa.
Referências
ABREU, J. T. F. de; BRANCO, V. A. da S. Os rumos e as faces da Televisão Interactiva. ALVES, José A.; CAMPOS, P.; BRITO, P. Q. (1999). O Futuro da Internet–Estado da Arte e Tendências de Evolução, Lisboa: Centro Atlântico (1999): 105-115.
AMARAL, R.; AMARAL, R. D.; LAPOLLI, M.; SPANHOL, F. J.; SPANHOL, G. K. INteratividade: Valor Agregado nas Transmissões Convencionais. In: Congresso da SET e Broadcast & Cable 2009, 2009, São Paulo. Congresso da SET e Broadcast & Cable 2009, 2009.
GARBER, M. The Gutenberg Parenthesis: Thomas Pettitt on parallels between the pre-print era and our own Internet age. Nieman Lab. 2010.
GATTO, E.; ZORZO, S. Sistema de Recomendação para TV Digital Portátil Interativa Brasileira. 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 2009.
GIGLIO, K. Ambiente de Conhecimento da Marca centrada em televisão interativa: convergência digital para um novo modelo de comunicação. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
HEARING, T. The Documentary imagination: an investigation into the performative application of documentary film in scholarship. Doctoral dissertation. Bournemouth University, 2015.
HSU, S. H., WEN, M. H., LIN, H. C., LEE, C. C. and LEE, C. H. AIMED-A personalized TV recommendation system. European conference on interactive television. Springer, Berlin, Heidelberg, 2007.
JENKINS, H. (2009). Cultura da convergência. 2. ed. Aleph. São Paulo.
KENNY, R. F. Beyond the Gutenberg Parenthesis: Exploring New Paradigms in Media and Learning. Journal of Media Literacy Education 3.1. 2011.
LIMA, V. C. Paradoxo da Escolha: o Impacto do Número de Opções na Satisfação de Maximizadores e Satisficers. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/mkt211.pdf.
LUCAS, A. S.; ZORZO, S. D. Personalização para Televisão Digital utilizando a estratégia de Sistema de Recomendação para ambientes multiusuário. In: 27o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Anais.Recife, Brasil: [s.n.]. 2009.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1974.
MÉDOLA, A. S. L. D.; DE PAIVA TEIXEIRA, L. H. Aspectos da TV Digital interativa: como pode ficar a nova televisão do ponto de vista do usuário. Trabalho apresentado no “FÓRUM DA DIVERSIDADE E IGUALDADE: Cultura, Educação e Mídia”. Bauru: Unesp, 2006.
MORENO, J. O Parêntese de Gutenberg – Sociedade Digital. Superinteressante. Cruz Quebrada-Dafundo, n. 211, pp. 20-21, nov. 2015.
PETTITT, T. Before the Gutenberg Parenthesis: elizabethan-American compatibilities. Plenary session at MIT 5. 2007.
PRIBERAM – Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Recuperado de http://dicionario.priberam.pt/.
ROCIO, V. (2010). Tecnologias da comunicação e informação. Repositório Aberto. Universidade Aberta. Lisboa. (p.32). Recuperado de https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1586.
SAUERBERG, L. O. The encyclopedia and the Gutenberg Parenthesis. Media in Transition 6.2. 2009.
SERRA, P. A televisão e a ubiquidade como experiência. A Televisão Ubíqua. Livros LabCom, 2015. (p. 25-38).
SILVA, T. E. M. C. da; ABREU, J. T. F. de; PACHECO, O. Identificação de utilizadores: a chave para a personalização de aplicações de TV interativa para seniores? Estudos Em Comunicação, (14), 2013. p 137–156. https://doi.org/http://www.ec.ubi.pt/ec/14/pdf/EC14-2013Dez-07.pdf.
SLIGO, F. Rethinking oral and literate identities in tertiary study at the closing of the Gutenberg Parenthesis. Communication Research and Practice 1.4 (2015): 362-374.
YU, Z., ZHOU, X., HAO, Y.; GU, J. TV program recommendation for multiple viewers based on user profile merging. User modeling and user-adapted interaction. User Model. User-adapt. Interact., vol. 16, no. 1, pp. 63–82, 2006.
ZOLEZI, R. H. M.; CAVENAGHI, M. A.; LOBATO, R. S.; SPOLON, R.; AZEVEDO, M. L.; ALBINO, J. P. Identificação de Usuário em Aplicativos Interativos para a TVDi. Temática, 2012.
ZHANG, H.; ZHENG, S. Yuan J. A personalized TV guide system compliant with MHP. IEEE Transactions on Consumer Electronics, vol. 51, n. 2, pp. 731-737, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.