Projeto multicultural e currículo escolar: o caso do município de Curaçá–BA
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1230Palavras-chave:
Multiculturalismo, História, Curriculum, Educação.Resumo
Para a antropologia, duas características fundamentais da humanidade são a diversidade cultural e sua educabilidade. Ao se pensar o campo pedagógico, em um mundo democrático, não se pode falar de educação sem falar de currículo, documento que dispõe de um papel significativo na representação e transmissão cultural. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar e refletir se (e em que medida) o currículo do 7° ano de História do município Curaçá – BA aproxima-se de uma perspectiva multicultural. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental dos dispositivos legais que regem o ensino de História do município, com uma abordagem qualitativa, apoiados em aportes bibliográficos de Silva (1999), Lopes e Macedo (2011), Grignon (2011), Moreira e Candau (2003). Os dados nos revelam que o ensino de História do 7° ano de Curaçá – BA precisa de avanços para aproximar-se da perspectiva multicultural e, para isso, o docente precisa utilizar da sua autonomia e tomar a iniciativa para fazer modificações nos documentos curriculares do componente. Por fim, enfatizamos que a sobrecarga de demandas burocráticas e curriculares impostas aos educadores dificulta a superação de determinados problemas sociais e pedagógicos.
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