A inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Rosângela Gonçalves Vidal Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jackeline Maria Santos Castro Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Maria do Socorro Carvalho Amariz Gomes Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1207

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas, Síndrome de Down

Resumo

A síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par de número 21. Isso quer dizer que, as pessoas com SD têm 47 cromossomos em suas células ao invés de 46, como a maior parte da população. Nesse sentido, com este estudo, objetivamos compreender como ocorre a inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de crianças com SD a partir da análise dos artigos selecionados nos periódicos acadêmicos que publicam sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que se fundamenta na legislação nacional, em Schwartzman et al. (1999) e Wallon (2007). Os achados demonstram que os alunos com Síndrome Down se desenvolvem mais lentamente do que um escolar sem deficiência, mas isso não significa que eles não consigam construir a aprendizagem, pois o seu desenvolvimento depende de sua interação com o contexto social, escolar e familiar e de estímulos precoces advindos de uma equipe multidisciplinar. Por fim, concluímos, que, embora pessoas com SD apresentem semelhanças físicas, as demandas são distintas, requerendo um currículo norteador, modificado com atividades adaptadas à compreensão do aluno, fazendo-se necessário, portanto, o uso de jogos, de brincadeiras e de músicas, a fim de manter uma conexão com o lúdico, pois esses recursos favorecem a aprendizagem.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

GONÇALVES VIDAL, Rosângela; SANTOS CASTRO, Jackeline Maria; CARVALHO AMARIZ GOMES, Maria do Socorro. A inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de crianças com Síndrome de Down. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 427–445, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1207. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1207. Acesso em: 8 abr. 2025.