Práticas de ensino de leitura no ciclo de alfabetização: reflexões sobre estratégias de compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1187Palavras-chave:
leitura, práticas de ensino, estratégias de leitura.Resumo
A aquisição da fluência leitora apresenta-se como um dos maiores desafios da escola atualmente, pois vê-se que, embora ela seja fundamental em qualquer contexto na sociedade, há um déficit no que tange à priorização das competências do ensino da leitura. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por professoras do ciclo de alfabetização para o trabalho de leitura e compreensão leitora com crianças em processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Como percurso metodológico, realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório (Gil, 2002), tendo duas professoras como participantes da investigação, uma do 1º e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, do município de Juazeiro-BA. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como referencial teórico, apoiamo-nos em Antunes (2009); Bicalho (2014); Kleiman (2014); Solé (2014); Leal, Brandão e Bonifácio (2017) para discussão sobre concepções de leitura, suas dimensões, assim como as estratégias de compreensão leitora. Os resultados demonstraram que as docentes mobilizaram diversas estratégias de compreensão leitora em suas práticas de ensino de leitura, tais como: explicitar os objetivos da leitura a ser realizada, ativar os conhecimentos prévios dos alunos, formular perguntas inferenciais e subjetivas e construir novas interpretações com os estudantes, utilizando diferentes recursos e materiais didáticos, como o livro didático, textos literários, músicas e vídeos. Ressaltamos, ainda, que as estratégias mobilizadas possibilitaram aos estudantes uma melhor compreensão perante as atividades propostas, tornando-os mais críticos a respeito das leituras realizadas.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES. Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BEAUGRANDE, Robert-Alain; DRESSLER, Wolfgang. Introduction to text linguistics. London / New York: Longman, 1981.
BICALHO, Delaine Cafiero. Leitura. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura. Acesso em 1 jun. 2024.
BRANDÃO, Ana Carolina. Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. (Coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BROWN, Gillian; YULE, George. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
CIRÍACO, Flávia Lima. A leitura e a escrita no processo de alfabetização. Revista Educação Pública. v. 20, nº 4, 28 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/a-leitura-e-a-escrita-no-processo-de-alfabetizacao. Acesso em 1 jun. 2024.
COSCARELLI, Carla Viana. Antecipação na leitura (predição). In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/antecipacao-na-leitura-predicao. Acesso em 1 jun. 2024.
FÁVERO, Leonor Lopes e KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Lingüística textual: introdução. São Paulo: Cortez. 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três Artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)
GIL, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 1. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1985.
KLEIMAN, Angela Bustos. Compreensão leitora. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/compreensao-leitora. Acesso em 05 de junho de 2024.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3. Ed. 7ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2012. 216p.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDAO, Ana Carolina Perrusi; BONIFÁCIO, Amanda da Paixão Araújo. Diferentes dimensões do ensino da leitura: currículo em discussão In: Língua portuguesa em debate: leitura, escrita e avaliação.1 ed. Maceió - AL: EDUFAL, 2017, v.1, p. 15-38.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência Fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. Fluência de Leitura. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 2014. Disponível em https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fluencia-de-leitura. Acesso em 30 maio. 2024.
ROJO, Roxane. Textos Multimodais. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 2014.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.