Poesia e política em Júlia da Costa
DOI :
https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.256Mots-clés :
Poesia, Política, Crítica Feminista, Júlia da CostaRésumé
As poucas menções feitas aos escritos de autoria feminina anteriores ao século XX qualificam-nos como piegas, sentimentais, frívolos (MUZART, 1996). Como contraponto a essa visão o presente artigo objetiva compreender como a poeta oitocentista, Júlia da Costa, utiliza-se da poesia como instrumento para a inserção em um campo avesso à presença feminina: a política. Para a análise que empreenderemos, tomamos como subsídio os trabalhos de Siqueira e Dantas (1991), Muzart (1996), Malard (2006), estudiosas que se voltam para a reflexão acerca da produção de autoria feminina de tempos passados e para a relação entre literatura e política.
Références
BOSI, Alfredo (org). Formações ideológicas na cultura brasileira. São Paulo: Estudos Avançados. p. 01-17. 1995. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2016.
CORTINES, Júlia. Versos – Vibrações. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras. 2010.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17; n. 49. p. 01-22. set/dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.
FERREIRA, Rogério de Souza Sérgio; PEREIRA, Terezinha Maria Scher (orgs). Literatura & política. Juiz de Fora: Ed. UFJF. 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica del poder. Madrid: La Piqueta, 1979.
GONÇALVES, Francisco de Souza. A “autor + a” segundo Norma Telles: pensando a literatura produzida por mulheres no entresséculo XIX-XX. Revista XIX: Artes e técnicas em transformação. nº 2. p. 34-44. 2015. Disponível em: < encurtador.com.br/aJLNS>. Acesso em: 28 ago. 2017.
MALARD, Letícia. Literatura e dissidência política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2006.
MUZART, Zahidé Lupinacci (org.). Poesia: Júlia da Costa. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2001.
MUZART, Z. Mulheres de faca na bota: escritoras e política no século XIX. In: VI seminário Mulher e literatura. Rio de Janeiro. 1995. Anais. Rio de Janeiro: Elódia Xavier. 1996. p.149-162.
NEJAR, Carlos. História da Literatura Brasileira: da Carta de Caminha aos contemporâneos. São Paulo: Leya. 2011.
NEPOMUCENO, Luís André. A musa desnuda e o poeta tímido: o petrarquismo cortesão na Arcádia brasileira. 2000. 229 p. Tese (Doutorado em Letras). UNICAMP. Campinas. 2000. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2018.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. (trad. Mônica Neto). São Paulo: EXO Experimental org. 2009.
SIQUEIRA, Elizabeth Angélica Santos; DANTAS, Marluce Oliveira Raposo. “A temática dos poemas femininos no Recife no século XIX: algumas constantes”. TRAVESSIA – Mulheres – Século XIX, setembro. p. 134-147. 1991.