A educação profissional e tecnológica na ótica de Lev Vygotsky: pressupostos teóricos e contribuições

Auteurs

  • Marivânia da Silva Feitosa IFSertãoPE
  • João Paulo Lira Martins IFSertãoPE
  • Suemys Luize Pansani Tavares IFSertãoPE
  • Paulo Garcez Leães IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.87

Mots-clés :

Educação, teoria Vygotskyana, aprendizagem significativa

Résumé

A presente pesquisa objetiva estudar como Vygotsky e a teoria sociocultural podem contribuir para a atividade pedagógica dentro da Educação Profissional e Tecnológica. Os conceitos de Vygotsky de internalização, mediação e zona de desenvolvimento proximal consideram alunos e professores como agentes de transformação do meio social. O autor também destaca que, além de transformar o meio, os sujeitos são influenciados por este. O referido artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisa e discute os dados a partir das discussões fomentadas em artigos, livros e outros registros acessíveis. Em nossas buscas, procuramos os estudos fundamentados nos pressupostos da teoria de Vygotsky e sua aplicabilidade na Educação Profissional. Além disso, pesquisamos acerca da Educação Profissional e Tecnológica, tecendo uma breve descrição do contexto histórico desta. Fizemos, ainda, um estudo acerca da teoria sociocultural, que destaca as interações sociais como sendo de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo. A partir da análise bibliográfica realizada, foi possível perceber a importância de Vygotsky e sua obra para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica, pois esta privilegia, dentre outras, o protagonismo do sujeito, promove maior interação entre educadores e educandos, considera que cada indivíduo já traz consigo saberes e experiências e, que estas, podem e devem ser levadas em consideração na aprendizagem do educando. Portanto, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar como a obra de Vygotsky, quando aplicada de forma eficaz dentro da atividade pedagógica, colabora coma uma eficiente teoria para os processos de ensino aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publiée

2019-08-31

Comment citer

FEITOSA, M. da S. .; MARTINS , J. P. L. .; TAVARES, S. L. P. .; LEÃES, P. G. .; OLIVEIRA, C. A. de . A educação profissional e tecnológica na ótica de Lev Vygotsky: pressupostos teóricos e contribuições. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 100–115, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.87. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/87. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ciências Humanas - Artigos