Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.147Mots-clés :
Avaliação, Aprendizagem da língua estrangeira, Vestibular, Formação CidadãRésumé
Este estudo propôs analisar as questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a perspectiva de diagnosticar quais concepções de leituras estão envolvidas neste exame. Portanto, sistematizaram-se e classificaram-se as questões no período de 2010 a 2015, de acordo com as concepções: leitura linguística (leitura das linhas), psicolinguística (leitura entrelinhas) e sociocultural (leitura por detrás das linhas) – (CASSANY, 2006; ABREU, 2011). Nesse sentido, foi possível traçar o perfil do exame, e, identificou-se que em sua maioria se atém a concepção psicolinguística. Contudo, o exame apresentou diferentemente de outros vestibulares mostras das três concepções de leitura e isso revela a influência de orientações em compreender o ensino de línguas numa perspectiva de formação cidadã. Deste modo, cabe destacar que esta investigação pautou-se nos últimos direcionamentos sugeridos por documentos governamentais: OCNEM (BRASIL, 2006), LDBEN (BRASIL, 1996) e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2013);bem como na fundamentação teórica da abordagem do letramento em sua vertente crítica/sociocultural e as concepções de leitura (BORDÓN, 2006; KLEIMAN,2005; NERY 2003; SCARAMUCCI 2009; LUCKESI 1995).Références
ABREU, K.F. Concepções de leitura e de texto
subjacentes às provas de vestibular:
constatações e implicações para o ensino da
língua espanhola. Dissertação (Mestrado em
Linguística). Universidade Federal do Ceará.
Fortaleza, 2011.
______. Concepções de leitura no ensino de
espanhol como língua estrangeira: em busca de
uma abordagem sociocultural. In: BAPTISTA,
L.M.T.R.(Org.). Múltiplas Perspectivas,
Múltiplos Sentidos: o ensino e a aprendizagem
do espanhol em foco. 1ed.Brasília: Editora
Kiron, 2012, v. , p. 139-155.
ABREU, K. F; MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.
V. Eventos de letramento (s) em português e em
espanhol: a abordagem crítica na área de
edificações. In: Anais do I Colóquio de Análise
do Discurso (CNAD), 2014, Pau dos Ferros:
UERN: 2014.
ANDRIOLA, W.B. Doze motivos favoráveis à
adoção do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino
Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. Educ.,
Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-126, jan./mar.
BENVENUTO, E. V. ; ABREU, K. F. .
Letramento(s): em busca do exercício da plena
cidadania. IN: VIII Congresso Norte e Nordeste
de Pesquisa e Inovação - Connepi, 2014, Salvador. Anais do VIII Connepi. Salvador:
IFBahia e IFBahiano, 2013.
BRASIL. Orientações Curriculares para o
Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação
Básica, 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_
volume_01_internet.pdf . Acessado
em:02/02/2015.
CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura
contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,
CERVO, A.L. Metodologia científica. 6aed. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KLEIMAN, Â. Preciso “ensinar” o
letramento? Não basta ensinar a ler e a
escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem
Escolar. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SCARAMUCCI, M.V.R. Avaliação da leitura
em inglês como língua estrangeira e validade de
constructo. In: Revista Calidoscópio. Vol.7, n.1,
p. 30-48, jan/abr 2009.
SILVA, M. R. V. ; ABREU, K. F. . Avaliação e
letramento(s): construindo pontes possíveis. In:
OLIVEIRA, F.K.; ABREU, K.F.. (Org.).
Métodos e pesquisas em educação.
ed.Brasília: Kiron, 2016, v. 1, p. 115-137.
TIBA, I. Ensinar aprendendo: Novos
paradigmas na educação. 18 ed. São Paulo:
Integrare Editora, 2006.