Da Fábula à Escrita: uma experiência de criação com alunos do Ensino Médio

Auteurs

  • Jean Brito da Silva Faculdade Santíssima Trindade (FAST)
  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1218

Mots-clés :

Língua Portuguesa, Sequência Didática, Gênero Discursivo.

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada a partir de uma sequência didática (SD) nas aulas de língua portuguesa para o trabalho com a leitura e produção de textos a partir de fábulas. Trata-se de uma pesquisa-ação (Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2002; 2008) com 34 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada em Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. Como resultado final, concluímos esse processo interventivo culminou na publicação de uma coletânea que reuniu as fábulas elaboradas pelos próprios alunos.

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COSTA-HÜBES, T. C. Reflexões Linguísticas sobre Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa. Confluência, Rio de Janeiro, v. 1, nª. 35, p. 129-146, 2009.

COSTA-HÜBES, T. C. Por uma Concepção Sociointeracionista da Linguagem: orientações para o ensino da Língua Portuguesa. Línguas & Letras, Cascavel, v.--, nº. especial XIX CELLIP, versão on-line, 2011. Disponível on-line em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletrasrticle/view/5548/4174>. Acesso em 15 jan. 2022.

CRISTOVÃO, V. L. L. Desvendando Textos com o Interacionismo Socio Discursivo. In: ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Orgs.). O Texto como Objeto de Ensino, de Descrição Linguística e de Análise Textual e Discursiva. Maringá: Eduem, 2009. p. 49-57

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY B. Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento. In: ROJO, R; CORDEIRO, G. S. (Orgs.). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

GARCEZ, L. A escrita e o outro. Brasília: Ed. UnB, 1998.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RIBEIRO, R. J. Inserção Social. In: CAPES (Org.). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: Capes, 2007. s/p. Disponível online em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Artigo_23_08_07.pdf>. Acesso em 10 out. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 2009.

TRIPP, D. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

SWIDERSKI, R. M. S.; COSTA-HÜBES, T. C. Abordagem sociointeracionista & sequência didática: relato de uma experiência. Línguas & Letras, Cascavel, v. 10, n. 18, p. 113-128 2009.

SILVA, J. B. A Fábula como Ensinamento para o Cotidiano (versão do/a aluno/a). Mimeo: Nazaré da Mata, 2023.

Téléchargements

Publiée

2025-04-05

Comment citer

SILVA, Jean Brito da; CHAGURI, Jonathas de Paula. Da Fábula à Escrita: uma experiência de criação com alunos do Ensino Médio . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 409–426, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1218. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1218. Acesso em: 16 avr. 2025.