A Contribuição da Teoria Humanista para a Formação Integral do Aluno

Autores/as

  • Eriglécia de Lima Matias IFSertãoPE
  • Regiopidio Gonçalves de Lacerda IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.96

Palabras clave:

Carl Rogers, Educação Profissional Tecnológica, Abordagem Centrada na Pessoa

Resumen

O artigo em tela objetiva apresentar a compreensão da teoria de Carl Rogers relacionando com a formação do estudante de ensino médio da educação profissional na sua perspectiva contemporânea de proporcionar formação integral. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura sobre as teorias do autor, abordando suas contribuições da teoria humanista para a educação como um todo, e de modo específico, para educação profissional técnica. A pesquisa foi realizada a partir da leitura e análise de textos, artigos e livros sobre a obra de Rogers. O material de pesquisa foi selecionado conforme a relevância e especificidade, utilizando-se descritores, dentre outros, Carl Rogers e educação e formação integral. Os resultados apontam que o avanço da abordagem “não-diretiva” para a abordagem “centrada na pessoa” possibilitou a transversalidade da teoria para outras áreas, dentre elas a educação, na medida que a “pessoa” pode ser o cliente como inicialmente pensado, mas também o empregado das empresas, e na educação, o principal sujeito da aprendizagem que é o estudante, abordagem “centrada no aluno”, sobretudo nas relações que são estabelecidas.Por último, faz-se alusão ao pensamento pós-rogeriana ou neorogeriana, na influência da sua abordagem em novos trabalhos em todo o mundo, o que faz do seu pensamento ainda extremamente atual e que nos leva a também considerá-lo quando da análise de uma proposta dentro da psicologia da educação, sobretudo na proposta de educação integral no ensino técnico e tecnológico.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

MATIAS , E. de L. .; LACERDA , R. G. de .; OLIVEIRA , C. A. de .; RODRIGUES , A. de C. F. . A Contribuição da Teoria Humanista para a Formação Integral do Aluno. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 242–251, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.96. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/96. Acesso em: 22 dic. 2024.