As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental

Autores/as

  • Angélica Maria de GASPERI UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS) https://orcid.org/0000-0003-0880-2860
  • Rúbia EMMEL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José KRUL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.629

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Educação Básica

Resumen

Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência e cientista no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência e de cientista de estudantes do Ensino Fundamental na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário (com 3 questões). Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (para as 2 questões fechadas), sendo as categorias temáticas definidas a priori: - Concepções de quem faz Ciência; - Percepção de cientista. Em seguida foi utilizado a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) foi identificado duas categorias temáticas: - Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); - O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. Através da análise temática de conteúdo, constatou-se que as concepções dos estudantes acerca do cientista está vinculada a uma pessoa extremamente inteligente, correspondendo a um quantitativo de 40/57 dos estudantes. Logo, percebe-se que a concepção dos estudantes acerca do cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias, livros didáticos (LD) e durante as aulas. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais.

Biografía del autor/a

Angélica Maria de GASPERI, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS), Campus Cerro Largo, RS/Brasil. Bolsista Institucional (UFFS). Licenciada em Matemática (IFFar/2022), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Rúbia EMMEL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutora em Educação nas Ciências (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, Santa Rosa,RS/Brasil. Professora colaboradora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), Campus Cerro Largo, Cerro Largo, RS/Brasil.

Alexandre José KRUL , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, RS/Brasil.

Citas

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BARIFOUSE, R. 'Ciências humanas são tão importantes quanto exatas e biológicas', diz professora de Harvard. Da BBC News Brasil, São Paulo, 30 abril 2019 (n. p). Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48070180. Acesso em 16 de fev. 2023.

BREUNIG, E. T; AMARAL, A. S; GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Revista Amazônia. v. 15, n. 33, p. 134-150, jan./jun. 2019.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker, Editora Brasiliense, 1993.

CHASSOT, A. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, p. 320-321, 2000.

CORDEIRO, T. L. Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

COSTA. B. G. Concepções Alternativas de Ciências: Uma comparação da trajetória dos alunos por meio de uma intervenção pedagógica – Estudo de Caso. (Monografia) Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Modalidade EAD. 2017. Duque de Caxias, 2017. 90 f.

FERRAZ, D. F.; OLIVEIRA, J. M. P. As concepções de professores de ciências e biologia sobre a natureza da ciência e sua relação com a orientação didática desses profissionais. Revista Varia Scientia, v. 6, n. 12, p. 85-106, 2006.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 15, p. 11-18, maio 2002.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun., 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n1/1983-2117-epec-3-01-00045.pdf . Acesso em: 13 jan. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, L A-C. P. História da ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v11n02/v11n02a11.pdf . Acesso em 11 de mar. 2023.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MELO, J. R. de; ROTTA, J. C. G. Concepção de ciência e cientista entre estudantes do ensino fundamental. In: Anais... XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

OESTREICH, L. et al. O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial. Revista Insignare Scienctia, Cerro Largo, v. 4, n. 3. p. 160-178, 2021.

PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 24 de mar. 2023.

REIS, J. C. A Especificidade Lógica da História. Varia História. Departamento de História. Programa de Pós-Graduação em História. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. n. 27, p. 1-62, jul. 2002.

REIS, P.; GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Pontevedra, v. 5, n. 2, p. 213- 234, 2006. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/index.htm . Acesso em: 18 de jan. 2023.

REZNIK, G. Como adolescentes do sexo feminino percebem a ciência e os cientistas? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014.

RIBEIRO, D. M. dos S.; SILVA, M. S. da. O que é Ciência na Concepção de Professores e Licenciandos em Física de Salgueiro-PE. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n.1, p. 44-51, 2015.

SACCONI, L. A. Minidicionário Sacconi da língua portuguesa. São Paulo: Escala educacional, 1996.

SANTOS GOUW, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SFORNI, M. S. de F.; BACARO, B. L. Aprendizagem de Conceitos Científicos e Desenvolvimento do Pensamento: um olhar para o Livro Didático. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 3, p. 397-406, 2022.

SILVA, B. H. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, F. F. da. Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012. 147f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.

TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Os interesses e posturas de jovens adultos frente às Ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL , A. J. As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1350–1365, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.629. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/629. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas - Artigos